Resende

19° Min28º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

10/12/2013

Consórcio Intermunicipal de Segurança elege nova diretoria

Entidade possibilitou implantação do policiamento comunitário nos municípios, entre outras ações

Consórcio Intermunicipal de Segurança elege nova diretoria

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   O Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública com Cidadania do Médio Vale do Paraíba Fluminense (CISEGCI) elegeu na manhã desta terça-feira, dia 10 de dezembro, sua nova diretoria, que assumirá no dia 1º de janeiro. O prefeito de Resende, José Rechuan, vai passar o cargo de presidente do consórcio ao prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, eleito pela assembleia geral desta terça-feira, no gabinete do prefeito de Resende.

    Já a prefeita de Porto Real, Maria Aparecida da Rocha Silva, a Cida, vai assumir o cargo de vice-presidente do consórcio no lugar do prefeito de Itatiaia, Luís Carlos Ypê. Além dos prefeitos de Resende, Itatiaia, Porto Real e Barra Mansa, estiveram presentes também na assembleia os prefeitos de Quatis, Bruno de Souza; de Piraí, Luiz Antônio Neves; e de Pinheiral, José Arimathéa.

   Segundo o secretário-executivo da entidade, José Antônio dos Santos, o Ed Murphy, para que a eleição pudesse acontecer era necessária a presença de 50% mais um dos representantes das 13 cidades que integram o consórcio - Resende, Quatis, Porto Real, Itatiaia, Volta Redonda, Pinheiral, Piraí, Barra Mansa,  Rio Claro, Barra do Piraí, Valença, Rio das Flores e Vassouras. Como havia sete prefeitos presentes, o pleito pode ser realizado.

   Além de escolherem os novos presidente e vice-presidente, os membros do consórcio também aprovaram, por unanimidade, outras três deliberações: a primeira alterou o mandato da diretoria de um ano para três anos. A proposta foi sugerida e defendida pelo prefeito Rechuan.

   - Acredito que a diretora necessite de mais tempo para conhecer o funcionamento do consórcio e para trabalhar em busca de soluções em prol da segurança pública em nossa região - explicou o atual presidente do consórcio.

      As outras duas propostas são para a criação de um quadro fixo de funcionários para a entidade, permitindo assim uma continuidade nos trabalhos independente de quem esteja na diretoria, e a criação de uma sede itinerante, que será localizada na cidade do prefeito que estiver exercendo o cargo de presidente. A proposta inicial era para a construção de uma sede, mas a sugestão será discutida e debatida mais amplamente pelos membros do consórcio.

     O CISEGCI foi criado em 2011 e teve como presidente e vice, respectivamente, os ex-prefeitos de Barra Mansa, José Renato Bruno, e de Quatis, José Laerte. Desde sua implantação, o consórcio já realizou cursos de capacitação sobre policiamento comunitário para Guardas Municipais; implantou unidades de Guarda Comunitária em Resende, Itatiaia, Quatis, Porto Real, Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí e Vassouras; e incluiu os municípios no Programa Nacional de Segurança e Cidadania (PRONASCI), que permite a celebração de convênios com o Governo Federal para o repasse de recursos destinados a ações e projetos na área de segurança. Recentemente o órgão também recebeu equipamentos como móveis, impressoras e computadores para equipar sua sede.

 

Palavras chaves: SEGURANÇA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados