20/08/2009

Programas foram retomados em 2009 pelo atual governo da cidade

Confiar: Quase 2 mil crianças e adolescentes estão sendo atendidos em Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Em menos de oito meses, a atual administração do Município, através da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende), retomou e implantou novos programas de inclusão social para crianças e adolescentes (foto) – a maioria destes projetos tinha sido paralisada pelo governo anterior. Com isso, cerca de duas mil crianças e adolescentes na faixa etária de seis a 17 anos passaram a ser atendidos entre janeiro e julho deste ano com atividades culturais, educativas, esportivas e profissionalizantes da Prefeitura, via CONFIAR.

O balanço das ações nesta fundação foi divulgado na manhã desta quinta-feira, dia 20 de agosto, pelo prefeito José Rechuan (DEM), que participou hoje da cerimônia de abertura da Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada, no auditório da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco).

- Além dos programas coordenados pela Fundação CONFIAR, a nossa administração lançou este ano o Projeto Segundo Turno, que vem atendendo mais de três mil estudantes da rede pública com ações de inclusão social. Estas iniciativas mostram a nossa preocupação em preparar as nossas crianças, os nossos adolescentes e a nossa juventude para o amanhã. A construção de um futuro melhor começa hoje, investindo na formação da criança e do adolescente – disse Rechuan.

Nos primeiros sete meses de 2009, a Prefeitura formou novas turmas para os seguintes projetos: auxiliar de creche (63 crianças e adolescentes atendidos), Coral do CONFIAR (250), Assistente Mirim (80), Jardinagem e Paisagismo (52), Vaga Cidadã (60), Curumim (100), Gente Grande (134), Oficina de Marcenaria (20) e Centro da Juventude (mais de mil beneficiados).

Segundo o diretor de programas da Fundação CONFIAR, Paulo César da Silva, as atividades acontecem em diversos bairros e contemplam alunos da rede pública municipal.

- Nosso principal objetivo é formar cidadãos, ou seja, oferecer às crianças e aos adolescentes de baixa renda do nosso município uma formação consistente e eficaz, tanto social quanto profissionalmente, para que eles possam atuar na comunidade, disputando uma vaga no mercado de trabalho em igualdades de condições – explica Paulo César.

OUTRAS INFORMAÇÕES – Para fazer parte de um dos programas da Fundação CONFIAR, um dos critérios exigidos é a matrícula em alguma escola da rede pública de ensino. As crianças e adolescentes selecionados estudam num período do dia e participam das atividades dos seus respectivos  programas no outro turno. Os objetivos de cada um dos projetos são os seguintes:

* Auxiliar de creche - Adolescentes de 16 e 17 anos recebem formação como babás, terminando o curso em condições de prestarem este serviço em creches e casas de família.

* Coral: o programa oferece aulas de canto e música para as crianças e os adolescentes de 6 a 17 anos atendidos pelo projeto.

* Assistente Mirim - Através deste projeto, adolescentes de 16 e 17 anos auxiliam estudantes portadores de deficiência em salas de aula de algumas escolas municipais, acompanhando-os no deslocamento entre uma dependência e a outra da unidade de ensino.

* Jardinagem e Paisagismo -  O objetivo do programa é ensinar adolescentes de 14 a 16 anos no plantio e na manutenção de plantas ornamentais e suas combinações. Os integrantes do projeto atuam também em jardins públicos e áreas verdes da cidade.

* Vaga Cidadã - Lançado este ano, o projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Estácio de Sá. Os ensinamentos oferecidos aos estudantes que fazem parte deste programa são os seguintes: noções básicas de trânsito, disciplina e ética, educação sexual e cidadania, entre outros temas.  Os jovens do Vaga Cidadã atuam também no controle do estacionamento rotativo de Campos Elíseos.

* Curumim – As atividades realizadas pelo projeto junto aos seus integrantes são as oficinas de teatro e de dança. Ele funciona na Escola Municipalizada Júlio Verne (Vila Vicentina).

* Gente Grande – Através deste programa, que funciona no Morro do Cruzeiro (região do Paraíso), crianças de 6 a 13 anos têm aulas de reforço escolar e participam de oficinas culturais.

* Oficina de Marcenaria – O aprendizado e a produção de peças com madeira são duas das atividades desenvolvidas pelo projeto.

* Centro da Juventude – Dança, teatro, esporte e informática estão entre as ações do programa, que conta com o apoio da Votorantin no curso de computadores.

Palavras chaves: FUTURO MELHOR