17/08/2011

Concurso Viva Sem Drogas seleciona trabalhos de alunos das escolas municipais

Estudantes vencedores receberão notebooks, bicicletas e câmeras digitais

Concurso Viva Sem Drogas seleciona trabalhos de alunos das escolas municipais

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Até o final deste mês as unidades de ensino do Município deverão entregar, à Secretaria Municipal de Educação, os trabalhos pré-selecionados de cada categoria no Concurso de Desenhos, Frases e Redações sobre Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, que tem como tema “Viva Sem Drogas: Para Dizer Não Às Drogas É Preciso...”.

O concurso foi lançado em maio deste ano pela Prefeitura de Resende e representa mais uma das ações de prevenção contra as drogas entre as crianças, jovens e adolescentes do Município. Mais de 10.500 alunos participam do concurso.

Realizado através de uma parceria da Secretaria de Educação com o Programa Prefeito Amigo da Criança, o concurso tem o apoio do COMAD (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Resende) e do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas).

Desde maio, as escolas municipais desenvolveram várias atividades com o objetivo de conscientizar os estudos sobre a gravidade da situação das drogas. Entre as atividades promovidas estiveram palestras, exibição de vídeos, encenação de peças teatrais, composição de músicas, poesias e realização de pesquisas.

Ao todo, 38 unidades de ensino das zonas urbana e rural estão envolvidas no concurso, que reúne alunos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, do primeiro ao quarto ano do Ensino Médio (Informática e Mecânica), do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do PROEJA FIC (Educação Profissionalizante de Jovens e Adultos).

As escolas poderão encaminhar os trabalhos pré-selecionados até o dia 31 de agosto. Eles vão ser analisados por uma comissão julgadora formada por profissionais e julgadores indicados pelo COMAD. Os trabalhos pré-selecionados de cada escola vão concorrer com os trabalhos das demais unidades escolares, sendo considerados vencedores os três melhores de cada categoria (Desenho, Frase ou Redação).

Os vencedores serão divulgados através dos meios de comunicação e por meio dos informativos internos da Secretaria Municipal de Educação que circulam nas escolas.

O resulto final do concurso está previsto para ser anunciado no dia 27 de setembro, e a entrega das premiações acontecerá no início de outubro. Os trabalhos premiados vão receber notebook (primeiro lugar), bicicleta de 18 marchas (segundo lugar) e câmera digital (terceiro lugar), em cada uma das cinco categorias participantes. A título de incentivo, a Comissão Organizadora entregará certificados de participação aos professores orientadores dos trabalhos premiados.

O concurso está dividido em cinco categorias: 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental (Categoria A – Desenho); 4º e 5º ano do Ensino Fundamental (Categoria B – Desenho e Frase); 6º e 7º ano do Ensino Fundamental (Categoria C – Frase); 8º e 9º ano do Ensino Fundamental (Categoria C – Redação); e Ensino Médio, EJA e PROEJA FIC (Categoria E – Redação).

Palavras chaves: PREVENÇÃO