23/10/2009

Concurso de bandas e fanfarras acontece neste domingo

Secretário de Educação destaca importância do evento para formação dos alunos

Concurso de bandas e fanfarras acontece neste domingo

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Será realizada neste domingo, dia 25, na Avenida das Mangueiras, na Cidade Alegria, a partir das 9 horas, a Etapa Final do XI Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras. A competição reunirá corporações musicais de 16 municípios do Estado do Rio, totalizando, aproximadamente, 2.200 músicos. Eles estarão disputando a classificação para a etapa nacional, marcada para o mês de dezembro, no Estado de São Paulo. Dessa vez, Resende também estará concorrendo a vaga na etapa nacional com a Fanfarra Municipal de Resende (Colégio Getúlio Vargas), Fanfarra Municipal do Colégio Noel de Carvalho e Corporação Musical Visconde de Mauá. As corporações se apresentarão nas seguintes categorias: Fanfarra Simples Tradicional, Fanfarra com Gatilho, Fanfarra com 1 Pisto, Banda de Percussão, Banda de Tambor e Banda de Música. O pré-requisito para a classificação para a etapa nacional é alcançar, no mínimo, 70 por cento dos pontos na somatória final. O público aguardado para o evento que se estenderá por todo o dia é de cerca de cinco mil pessoas. A exemplo do Concurso de Resende (CONFABAN), realizado no mês de maio, também estarão em julgamento os quesitos técnica musical, beleza, linha de frente, destaque-mor e troféu de campeão geral para a corporação que conquistar o maior número de pontos. O XI Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras terá a participação de corporações das seguintes cidades: São João da Barra, Nova Friburgo, Rio das Ostras, Teresópolis, Rio de Janeiro, Três Rios, Macaé, Niterói, Itaperuna, Campos, Barra Mansa, Belford Roxo, Japeri, Duque de Caxias, Itaguaí e Resende. A Prefeitura de Resende dará total apoio ao evento e estará responsável por toda a estrutura física, que inclui montagem de som, palanque, banheiros químicos, além da distribuição de lanche para os integrantes. - Toda e qualquer iniciativa voltada à formação cultural dos estudantes deve merecer o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade. Uma das propostas da administração do prefeito José Rechuan é oferecer aos alunos da cidade, além do aprendizado convencional, atividades voltadas à formação deles enquanto cidadãos. Neste sentido, a participação dos estudantes em projetos musicais se constitui numa iniciativa de grande importância, dentro do nosso entendimento – disse o titular da Secretaria, professor João Duarte.
Palavras chaves: CULTURA