Desenvolvimento Urbano

29/08/2012

Comitês técnicos do Instituto Marechal José Pessoa prosseguem com os debates

Objetivo é garantir crescimento ordenado e desenvolvimento sustentável para Resende

Comitês técnicos do Instituto Marechal José Pessoa prosseguem com os debates

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O Conselho Municipal de Planejamento Estratégico e Assessoramento, denominado Instituto Marechal José Pessoa, realiza na próxima segunda-feira, dia 03, mais uma reunião do comitê técnico que está debatendo o tema "Saúde, Assistência Social e Cidadania". O encontro acontecerá nas instalações da Universidade Estácio de Sá, instituição que coordena estas discussões, a partir das 18 horas.

Os comitês técnicos foram criados em junho deste ano, com o objetivo de aprofundar os debates em várias áreas para preparar o município para o futuro. Eles representam mais uma etapa dos estudos para o desenvolvimento econômico e social de Resende.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e presidente do Conselho, Alfredo de Oliveira, no momento os comitês estão recebendo a visita de técnicos da Prefeitura, que estão repassando informações sobre projetos e programas.

- Os conselheiros estão tomando conhecimento das ações já desenvolvidas pela Prefeitura e debatendo propostas ou sugestões de aperfeiçoamento das mesmas. Tudo isso com o foco de planejar o município para o futuro - explica Alfredo de Oliveira.

Com esse mesmo objetivo, se reunirão no mês de setembro os comitês técnicos "Educação, Cultura e Esporte", sob a responsabilidade da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), no dia 10, e "Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Segurança", coordenado pela AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), no dia 19. O comitê "Desenvolvimento Econômico", coordenado pela AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), ainda está definindo a realização de seminários para debater o tema.

Os encontros acontecem sempre a partir das 18 horas, na sede das instituições que coordenam os trabalhos. Os assuntos deliberados serão levados à reunião ordinária do Instituto, agendada para o dia 24 de outubro, às 18 horas, no auditório da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Resende.

ResendeGeo - No último dia 22, durante a reunião ordinária do Instituto Marechal José Pessoa, a Secretaria Municipal de Planejamento apresentou nas universidades do município o Projeto de Capacitação do ResendeGeo, software de geoprocessamento e sistema de informação geográfica do município. Segundo o presidente do Conselho, Alfredo de Oliveira, o objetivo principal é capacitar o corpo técnico para a utilização desse sistema.

- Nossa intenção é de que os representantes dos comitês tenham acesso a mais esta ferramenta de informações e dados, que vão contribuir para os estudos que estão sendo feitos para o desenvolvimento econômico e social da cidade - finaliza.

A proposta foi aprovada pelos conselheiros e sua implantação está sendo definida junto às universidades.

Palavras chaves: PLANEJAMENTO