11/01/2012

Comitê da Dengue em Resende debate novas ações contra a doença

Município vai iniciar nova etapa de mutirões de limpeza

Comitê da Dengue em Resende debate novas ações contra a doença

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, dia 11, no salão nobre da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, o secretário municipal de Governo, José Antônio de Carvalho Pinto, que preside o Comitê de Combate à Dengue do Município, voltou a frisar a importância do engajamento de toda a população nas ações de prevenção contra a doença.

No entendimento dele, o crescimento do índice de infestação do mosquito transmissor mostra a importância de os moradores também redobrarem os cuidados no sentido de eliminar os focos de doença em suas residências.

- A Prefeitura aumentou o número de agentes sanitários mobilizados para o trabalho de visitas domiciliares, que atualmente é de 73 servidores, comprou mais veículos e outros equipamentos, vem promovendo mutirões de limpeza nos bairros, além de estar melhorando as condições de atendimento nas unidades médicas do Município para os pacientes com sintomas da doença. Recentemente, por exemplo, recebemos cadeiras de hidratação, as quais estão sendo destinadas aos postos do Programa Saúde da Família. Mas o trabalho do Poder Público precisa ser acompanhado pela população e a sociedade de uma maneira geral, que devem fazer sua parte, evitando o acúmulo de objetos com água parada em seus imóveis – salientou o secretário de Governo, responsável pela coordenação das ações integradas entre as secretarias municipais na prevenção e no combate à dengue.

Durante o encontro, ficou definido que nos próximos dias as secretarias municipais deverão encaminhar ao comitê um plano de novas ações no enfrentamento da doença. Segundo José Antônio, em breve será divulgado também o novo calendário de mutirões de limpeza nos bairros da cidade.

Entre novembro e dezembro do ano passado, a Prefeitura realizou mutirões de limpeza na Baixada da Olaria, Vila Alegria, Vila Santa Cecília, Novo Surubi, Surubi Velho, Morro do Cruzeiro e Nova Liberdade. Mais de 70 caminhões de entulhos e lixos foram recolhidos durante a realização do trabalho nestas comunidades (foto).

Participaram da reunião de hoje na Casa da Cultura representantes das secretarias Municipais de Saúde, Educação, Serviços Públicos, Obras e Assistência Social e Direitos Humanos, além da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende).

Palavras chaves: SAÚDE PÚBLICA