11/06/2021

COMEÇA CADASTRAMENTO PARA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 PARA POPULAÇÃO GERAL A PARTIR DE 50 ANOS NO SITE DA PREFEITURA DE RESENDE

Cadastro, voltado para pessoas que estão fora da área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), deve ser feito no site www.resende.rj.gov.br

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. Agora, chegou a vez do cadastramento para a imunização contra o novo coronavírus da população geral a partir de 50 anos de idade, que reside fora da área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), ou seja, os postos de saúde do município. O cadastramento para este público deve ser feito, exclusivamente, no site institucional da Prefeitura de Resende (www.resende.rj.gov.br).

O formulário para o cadastro de vacinação contra o novo coronavírus está disponível na página inicial do site institucional, basta acessar o link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWrWEo0cFv7leG-rxw_vuOKMPx3Zx4TXJhNiIEiD79b_of_g/viewform) ou clicar no banner da campanha “Cadastre-se aqui para vacinar contra a Covid-19" do canal oficial. O público desta nova faixa etária deve informar os seguintes dados: nome completo; data de nascimento; idade; nome completo da mãe; CPF (Cadastro de Pessoa Física); número do cartão do SUS (se não possuir, preencher o campo com zero); carteira de identidade/RG (opcional); logradouro (avenida, rua, travessa); bairro; cidade; telefone fixo (se tiver); e número de celular para contato via WhatsApp com DDD. Após preencher o formulário, o munícipe envia os dados e aguarda o contato da Secretaria Municipal de Saúde.

Os bairros que não possuem a cobertura da ESF são: Manejo; Vila Julieta; Alvorada; Morada da Colina; Mirante das Agulhas; Ipiranga; Jardim Brasília I e II; Tangará; Vila Araújo; Centro; Comercial; Jardim Tropical; Jardim Jalisco I e II; Barbosa Lima; Campos Elíseos; Casa da Lua; Alphaville; Limeira; Monte Castelo; Sertãozinho; Boca do Leão; Terra Livre; Bela Vista; e Nova Liberdade. Estas pessoas serão vacinadas pelo sistema drive-thru, após confirmação do cadastro e agendamento (data e horário) para comparecimento à Área de Exposições da cidade.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, destacou que a nova etapa da campanha segue o Plano Nacional de Imunizações (PNI) contra a Covid-19, de acordo com a chegada das doses no município.

— O cadastramento vem sendo estendido cada vez mais, de acordo com o recebimento das novas doses da vacina, que são entregues pelo Ministério da Saúde, na cidade. Desta vez, a população geral a partir de 50 anos de idade, que não é coberta pelos postos de saúde, deve se cadastrar para ser contemplada nos próximos circuitos de drive-thru. Para isto, é fundamental que estas pessoas ou os responsáveis pelo cadastro fiquem atentos às ligações recebidas no telefone de número informado no site, em função da confirmação do dia e do horário marcados para a vacina. Também é necessário que o cadastro seja efetuado com os dados corretos. Vale reforçar que, mesmo após a imunização, todos devem continuar com os cuidados de segurança sanitária, tais como: uso de máscaras de proteção; higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%; e distanciamento social adequado – frisa.

O governo municipal informa que a resposta do cadastro com o agendamento para a imunização contra a Covid-19 deve ser aguardada, lembrando que a confirmação não ocorre de imediato em razão da relação de pessoas com a faixa etária existente e o número de doses da vacina disponibilizadas, gradualmente, pelo Ministério da Saúde.

É importante salientar que as pessoas com menos de 50 anos de idade devem aguardar a abertura do cadastro para a faixa etária correspondente. Também é válido lembrar que os moradores, que possuem cobertura da Estratégia Saúde da Família, não precisam se cadastrar. Este público deve esperar a divulgação da sua faixa etária para se dirigir ao posto de saúde, além do contato do agente comunitário de saúde.

Palavras chaves: Vacinação, Covid-19, População Geral, A Partir De 50 Anos, Drive-Thru, ESF