17/05/2012

Espetáculo gratuito acontece no ginásio do Colégio Bom Bosco, no Manejo

Circo de Moscou no Gelo faz apresentação única em Resende

Crédito: Divulgação

O público resendense terá, na próxima semana, a oportunidade de assistir a um dos espetáculos circenses mais famosos do mundo: o Circo de Moscou no Gelo, que fará uma única apresentação no município da inédita turnê brasileira que comemora os seus 50 anos de criação. A apresentação, que conta com o apoio da Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, acontece na próxima terça-feira, dia 22, às 20 horas, no Ginásio do Colégio Dom Bosco, com entrada franca.

Segundo o presidente da Casa da Cultura, André Whately, os ingressos deverão ser retirados na sede da Fundação, no dia do espetáculo, a partir das 9 da manhã, mediante a entrega de uma caixa de leite integral. O alimento será doado ao Asilo Nicolino Gulhot, à APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância) e ainda ao abrigo Nossa Casa, que atende crianças de zero a 12 anos, através do CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende).

A passagem da turnê do Circo de Moscou pelo município faz parte da política de fomento à cultura, desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM). A turnê pelo Brasil teve início no dia 22 de abril, em São Paulo. Ao todo, o espetáculo passará por 18 cidades de 13 estados, além do Distrito Federal. No Estado do Rio, somente Resende terá apresentação do circo.

- A Prefeitura de Resende está dando seu apoio cultural à realização desse evento por entender que essa é uma oportunidade única para termos aqui um espetáculo desse porte, de rara beleza, e o melhor, gratuito, - avaliou André Whately, explicando que o local onde será feita a apresentação tem capacidade para 800 pessoas. Segundo ele, na Fundação serão disponibilizados ao público 500 ingressos, sendo que cada pessoa terá direito de retirar apenas dois. Já os 300 ingressos restantes serão distribuídos pela produção do espetáculo.

Grandes espetáculos - Whately afirmou que mais uma vez Resende se destaca por receber atrações culturais que são sucesso de público nos grandes centros brasileiros. Ele lembra que no ano passado, a cidade recebeu, no Teatro da AMAN, a companhia de circo Roda Brasil, que trouxe para a cidade o espetáculo "DNA - Somos Todos Muito Iguais". Já em 2009, a cidade recebeu, também no Teatro da AMAN, o espetáculo "4 por 4", da Cia. de Dança Débora Colker, que encerrou o Festival de Teatro daquele ano.

- Mais que um show, o público vai poder assistir o resultado de muito treinamento na precisão de cada movimento. Acredito que seja um privilégio para o nosso município fazer parte deste circuito de grandes eventos e receber um espetáculo que é sucesso por todos os países por onde passou - disse Whately.

O Circo de Moscou no Gelo foi criado em Bruxelas em 1964. A companhia une o universo circense ao ballet clássico tradicional e à patinação artística. O espetáculo é marcado pelo vigor físico, o virtuosismo, a sincronia de movimentos e o equilíbrio em acrobacias arriscadas.

O picadeiro é uma pista de gelo sintético formada por placas colocadas diretamente no piso do palco, onde 26 artistas se apresentam em 17 números. Nos dois atos em que é dividido o espetáculo, os artistas demonstram toda a habilidade na arte do malabares, dança e trapézio, além de show de palhaços. Todos os números são executados sobre patins.

Palavras chaves: CULTURA