10/07/2009
Cerimônia comemora elevação de Resende à categoria de cidade
Ato ocorreu no dia 13 de julho de 1848
Crédito: Arquivo - ACOM/PMR
Os 161 anos da elevação da vila de Resende à categoria de cidade, ocorrida no dia 13 de julho de 1848, serão comemorados nesta segunda-feira pela Prefeitura de Resende, através de um ato programado para às 19 horas, no salão nobre da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. A programação – que contará com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM) e do presidente da Fundação, jornalista Laís Amaral – prevê as apresentações do Coral Vozes das Agulhas Negras, da cantora Mariana Gomes e do saxofonista Evandro Di Paula, além de uma menção especial ao padre José Marques da Motta, um dos idealizadores da transformação da vila de Resende em cidade.
Ao falar sobre a importância do dia 13 de julho para a história do Município, o prefeito José Rechun declarou que “esta data deve ser sempre lembrada como um acontecimento que marcou um passo importante na direção do desenvolvimento de Resende enquanto cidade”. O ato de elevação ocorreu no próprio prédio que hoje abriga a Casa da Cultura, antiga sede da Prefeitura (foto)
- Resende hoje é um dos municípios que mais crescem no interior do estado do Rio de Janeiro. A cerimônia desta segunda-feira na Casa da Cultura se constitui num ato importante para que possamos lembrar que diversos acontecimentos marcaram a caminhada do nosso povo. A elevação de vila para cidade representou um passo decisivo. Por isso, a nossa administração jamais poderia deixar de celebrar esta data – afirmou Rechuan.
O presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, jornalista Laís Amaral, enfatiza que o padre José Marques da Mota, além de ter lutado pela criação da cidade de Resende, teve diversos outros serviços relevantes prestados ao município. Ele foi vereador e um dos responsáveis pela fundação da Santa Casa de Misericórdia de Resende. O religioso faleceu antes do ato que transformou Resende em cidade. Em reconhecimento ao seu trabalho pelo município, uma das principais ruas do Centro Histórico leva o seu nome – esta via liga a Praça Oliveira Botelho até a esquina com a Rua João Pessoa, na subida para a igreja do Alto dos Passos.
FUNCIONAMENTO NORMAL – As repartições públicas municipais funcionarão normalmente nesta segunda-feira, dia 13 de julho, assim como os estabelecimentos comerciais e outros setores da economia local.
Palavras chaves: DATA HISTÓRICA