04/11/2013

Evento tem como tema Lesões por Esforços Repetitivos

CEREST promove I Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O CEREST (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador) realiza nesta segunda-feira, dia 4 de novembro, o I Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador com o tema LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). O seminário segue até as 16 horas, no auditório da ACIAR (Associação Comercial de Resende).

De acordo com a gerente do CEREST, Regina Maria Quaresma, o objetivo do seminário é capacitar a rede pública e privada de saúde dos municípios de abrangência do centro sobre LER/DORT para que essas cidades possam implementar a notificação da doença, o que hoje não é realizado como rotina. O CEREST Resende é responsável pela saúde do trabalhador de Itatiaia, Porto Real, Quatis, Barra Mansa e Rio Claro.

- Nós convidamos representantes de empresas e da saúde do trabalhador em todas as cidades de abrangência. Cerca de 60 pessoas se inscreveram. Não temos como montar políticas de saúde nos municípios se não houver notificações para que possamos conhecer a realidade em cada uma dessas cidades - destacou Regina, explicando que a realização do seminário e da capacitação é um cumprimento ao protocolo do Ministério da Saúde.

A fisioterapeuta do centro, Vaneza Lemos, destacou que se sabe que a incidência de LER no Brasil é muito alta, e que o crescimento da doença na região deve-se à industrialização.

- O Ministério da Saúde precisa conhecer esse perfil, mas hoje não há notificação, apenas uma subnotificação, com registros muito baixos - explicou Vaneza.

O médico da Divisão de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde, Pedro Guimarães Coscarelli, participou do evento, falando dos aspectos clínicos da doença e de como é realizada a notificação no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde.

O evento também vai abordar a ergonomia e suas aplicações atuais, com a fisioterapeuta da Prefeitura, Natália Sá Portugal; o Procurador do Município de Resende, Fábio Candeloro falará, na parte da tarde, da responsabilidade civil e as doenças ocupacionais; e o fisioterapeuta Paulo Cezar da Silva falará da Abordagem fisioterápica nas doenças ocupacionais. No encerramento, serão entregues certificados aos participantes.

Palavras chaves: SAÚDE