10/07/2012

Cerca de 500 estudantes recebem certificado do Programa de Resistência às Drogas

Parceria com Polícia Militar desperta nos alunos reflexões sobre escolhas e autoestima

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Nesta terça-feira, dia 10, mais 366 estudantes, do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), receberam o certificado de conclusão do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que é desenvolvido em Resende através de uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Secretaria Estadual de Segurança, via Polícia Militar.

Já na quinta-feira, dia 12, às 15h, acontece a cerimônia de entrega dos certificados para 42 estudantes da Escola Municipal Sagrado Coração (Lavapés). Na semana passada, 92 alunos da Escola Municipal Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria) também receberam o certificado, totalizando cerca de 500 estudantes, com idade média de 10 anos, matriculados no quinto ano do ensino fundamental que participaram desta etapa do programa.

Desde o ano de 2011, as aulas do PROERD foram estendidas também para os alunos da pré-escola e do primeiro e segundo ano do ensino fundamental. No mês de junho, 213 estudantes nessa faixa etária, das Escolas Municipais Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria) e Sagrado Coração (Lavapés), receberam o certificado de conclusão do programa.

Segundo o coordenador de Ciências Biológicas da Secretaria Municipal de Educação, Túlio Heringer, somente no ano passado, mais de 1.300 estudantes, do 1º, 2º e 5º anos do ensino fundamental foram capacitados pelo PROERD no município.

PROGRAMA - Através de aulas semanais, ministradas pelos instrutores 2º Sargento PM Sandro Pereira Pinto e Cabo PM Sandro Sebastião Lopes, os alunos capacitados por meio do PROERD são estimulados a pensar nas consequências das escolhas que fazem durante a vida, recebendo ainda orientações para reforçar a autoestima e ensinamentos sobre como lidar com as pressões do grupo. O programa aborda também questões relacionadas ao uso e abuso de drogas em geral, segurança e violência.

- A proposta é criar no estudante uma resistência através do conhecimento, para que ele possa dizer não às drogas - acrescenta a secretária municipal de Educação, professora Rosaly Azevedo, destacando que a presença de policiais militares nas escolas para a realização das atividades do PROERD aumenta também a possibilidade de redução de outros problemas locais afetos à segurança pública, aproximando a PM e a própria entidade de ensino da comunidade.

Palavras chaves: PREVENÇÃO ÀS DROGAS