04/10/2011

Centro Profissionalizante será implantado em Campos Elíseos

Unidade da Prefeitura vai oferecer cursos de soldagem e reparos prediais

Centro Profissionalizante será implantado em Campos Elíseos

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Estão em fase de conclusão as obras de reforma do galpão cedido pela empresa MRS Logística ao Município para criação do Centro Educacional Profissionalizante – Proeja FIC, que vai abrigar as aulas práticas dos cursos de soldagem e pequenos reparos prediais.  A implantação do Centro é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Resende, responsável pela cessão do espaço, e o IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), responsável pelos profissionais e os equipamentos. O Centro Educação Profissionalizante (foto) se localiza na Rua Coronel Brasiel, em Campos Elíseos, ao lado da banca de jornais Alô.

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, o Município investiu na reforma cerca de R$ 112 mil. Entre os serviços realizados no local estão os seguintes: reparos do sistema de energia elétrica visando atender os equipamentos do curso de solda e a instalação do sistema de ventilação.

Foram feitas também a troca do telhado com a colocação de forro de PVC, a revitalização dos banheiros (adaptados para pessoas com deficiência), a instalação de novos bebedouros, a colocação de portões, a construção de muro e de rampas de acesso, além de serviços de pintura geral.

- O Proeja FIC tem como objetivo atender estudantes que não concluíram os estudos em idade regular. Neste sentido, os alunos têm a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental simultaneamente com a participação nos cursos profissionalizantes disponibilizados - ressalta a secretária.

A estrutura montada no local será utilizada para as aulas práticas dos cursos profissionalizantes de soldagem e pequenos reparos prediais, que acontecerão às segunda e sextas-feiras, de 18h30min às 22 horas.

As aulas teóricas já acontecem desde o ano passado, beneficiando 65 alunos com idade acima de 15 anos, das Escolas Municipais Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Júlio Verne (Vicentina) e Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria). No caso das aulas teóricas, elas acontecem nestas próprias unidades de ensino.

- Com mais este investimento, a Prefeitura percorre outro importante passo na área de educação pública, capacitando por meio deste projeto os nossos jovens para o mercado de trabalho. Vamos trabalhar para trazer novos cursos no próximo ano, ampliando com isso o número de alunos da rede municipal atendidos por este iniciativa – afirmou Soraia, acrescentando que  a inauguração do Centro Educacional Profissionalizante está prevista para a primeira quinzena de outubro.
Palavras chaves: MERCADO DE TRABALHO