24/11/2017
CENTRO MUNICIPAL DE REABILITAÇÃO E HIDROTERAPIA GANHA ESTÚDIO DE PILATES
Equipamentos serão utilizados por pacientes que já estão em tratamento de fisioterapia
Crédito: Carina Rocha - PMR/Divulgação
O Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia de Resende, mantido pela Prefeitura, acaba de ganhar um importante aliado para o tratamento dos pacientes que estão em processo de reabilitação: um estúdio completo para a prática de pilates. Os aparelhos, cuja instalação no Centro foi possível graças a uma parceria com a empresa Orthotech, serão utilizados pelos pacientes que já estão em tratamento de fisioterapia. Eles auxiliarão no fortalecimento muscular e no aumento da flexibilidade desses pacientes, entre outros benefícios.
De acordo com a coordenadora do Centro de Reabilitação e Hidroterapia, a fisioterapeuta Caroline Afonso Camoleze, o estúdio, que começa a funcionar na próxima segunda-feira, dia 27, é composto por quatro aparelhos e representa a aquisição de mais recursos para serem utilizados a favor da recuperação dos pacientes que estão em processo de reabilitação.
- É importante frisar que esse estúdio tem uma finalidade terapêutica e não de prática de exercício físico, por isso ele será utilizado exclusivamente pelos pacientes que já estão em tratamento fisioterápico, visando auxiliar seu processo de reabilitação – explicou Caroline.
Além da instalação do estúdio de pilates no Centro de Reabilitação e Hidroterapia, a Secretaria Municipal de Saúde também anunciou que o atendimento com acupuntura será ampliado na Rede Pública Municipal. Para isso, a Prefeitura contratou mais um profissional especializado e implantará o serviço na Policlínica do Paraíso, que atenderá pacientes dos bairros Cabral, Alambari e Morro do Cruzeiro, além do Paraíso Centro; e para a Unidade Básica da Cidade Alegria, onde serão atendidos moradores da Cidade Alegria. Já os moradores dos demais bairros continuarão sendo atendidos no Centro de Reabilitação e na Policlínica do Manejo.
O atendimento nas duas unidades começa no dia 4 de dezembro e para ter acesso a ele os pacientes precisam ter encaminhamento, além de estarem fazendo tratamento de fisioterapia.
Capacitação – E visando promover a atualização profissional dos fisioterapeutas e fonoaudiólogos que atuam na rede municipal, a Prefeitura vai promover, nos dias 4 e 5 de dezembro, uma capacitação em Bandagem Elástica Funcional, Cinesioterapia e Biomecânica Funcional. A capacitação, que oferecerá certificado aos participantes, será ministrada no auditório do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), localizado ao lado ao Hospital de Emergência. Mais de 50 profissionais serão beneficiados com a iniciativa.
Palavras chaves: Reabilitação