27/09/2013

Mais de 100 crianças até três anos de idade serão atendidas no local

Centro de Educação Infantil será inaugurado na Morada do Contorno neste sábado

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, vai inaugurar o Centro de Educação Infantil Maria das Dores de Almeida Duarte - CEMEI Dona Lili, no bairro Morada do Contorno, neste sábado, dia 28 de setembro, às 10 horas.

De acordo com a Secretaria de Educação, o centro tem capacidade para atender 144 crianças de zero a três anos e 11 meses de idade, em período integral, das 7h30 às 17h. No entanto, até dezembro, apenas 72 crianças serão atendidas, pois a secretaria ainda finaliza os processos de contratação de funcionários e compra de materiais pedagógicos.

Já em janeiro de 2014 a creche inicia os trabalhos com o número total de alunos. Ao todo serão 16 turmas divididas em: Creche I (até um ano), Creche II (um a dois anos), Creche III/A (dois a três anos) e Creche III/B (três anos a três anos e 11 meses).

O projeto faz parte do Programa ProInfância, do governo federal, e tem uma área construída de 1.323,58 metros quadrados. A estrutura é composta de recepção, secretaria, diretoria, sala de professores, almoxarifado, cozinha, lavanderia, rouparia, dispensa, sanitários para funcionários, pátio coberto, refeitório, playground e um anfiteatro ao ar livre.

Além disso, os espaços para atendimento das crianças serão divididos em três blocos. Na Creche I, ficam banheiros adaptados com banheiras, dormitório, sala de recreação, de amamentação e trocador (fraldário).

A Creche II abriga salas de aulas com mesinhas moldadas para crianças, banheiros também elaborados para facilitar o banho, dormitório e trocador exclusivo. Já na Creche III, os pequenos contam com salas de aula, espaço para repouso, banheiros adaptados com acessibilidade, sala de leitura e laboratório de informática. As dependências têm ainda duas caixas d'água com 15 mil litros de capacidade cada uma.

O investimento faz parte de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal, através do Programa ProInfância. Os recursos são do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que repassou o valor total de R$ 1.227.000,00, com contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 383.230,45.

A obra, que começou em novembro de 2008, foi interrompida um mês depois. Em janeiro de 2009, já na administração do prefeito Rechuan, a construção foi retomada. Mas, a empresa responsável não estava cumprindo o contrato como deveria e uma nova licitação foi aberta. Os trabalhos foram reiniciados em agosto de 2011, e concluídos em agosto deste ano.

MAIS CRECHES - Outras duas unidades de educação infantil estão com obras em andamento, também dentro do Programa ProInfância, do Governo Federal. Na Morada da Barra, 40% da obra da creche está pronta. Já na Cidade Alegria, estão sendo realizados os trabalhos de aterramento e estudos geotécnicos.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO