31/01/2014
Centro da Juventude recebe obras de ampliação
Centro abriga também cursos do Terceira Idade Ativa e Gente Eficiente
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
Com o objetivo de ampliar o atendimento aos jovens com cursos e oficinas, a Prefeitura, por meio da Fundação Confiar (Conselho Fundacional para Infância e Adolescência de Resende), está realizando obras para reforma e ampliação do Centro da Juventude, localizado no bairro da Itapuca.
Em 2013, foram atendidos, pelo Confiar, no local 150 jovens. O espaço conta também com laboratório de informática, que atende ainda idosos do Programa Terceira Idade Ativa e alunos do Gente Eficiente, projeto da Prefeitura de Resende que oferece atividades a deficientes.
Segundo Maria Virgínia de Mello Soares da Rocha, presidente do Confiar, o espaço do Centro da Juventude é muito amplo e bom para realização dos cursos e oficinas. A finalidade da obra é adequar o espaço para inclusão de mais jovens nas oficinas oferecidas pela fundação.
- Nossa meta principal é atender cada vez mais um número maior de jovens. Em 2013, as oficinas do Confiar atenderam 350 alunos, em 2014 serão 410 beneficiados, e queremos em 2015 aumentar esse número para 450 jovens - informa Maria Virgínia.
Entre os serviços que estão sendo realizados no Centro da Juventude estão conserto de telhado, pintura, melhorias no banheiro e a criação de uma nova sala, que vai abrigar um curso de Fotografia no segundo semestre.
- Essa oficina será mais uma novidade programada para 2014, que poderá ser viabilizada após a reforma no Centro. Outro novo curso, que já está com as inscrições abertas, é o de Agente Mirim, por meio do qual os alunos serão treinados para atuar dentro das escolas municipais, com o apoio da Guarda Municipal - ressaltou Maria Virgínia.
A previsão para a entrega das obras é no início de março, quando começam os cursos de Recreadores de Creche, Auxiliar de Sala de Aula, Noções Administrativas, Empreendedor Social e Oficina de Floresta. As oficinas têm duração de dez meses, e os alunos recebem uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 100,00, vale-transporte e lanche. As capacitações acontecem nos horários da manhã e da noite.
As inscrições para as oficinas socioeducativas terminam às 17h, nesta sexta-feira, dia 31 de janeiro. Os interessados devem estudar em escolas públicas e precisam ter entre 14 e 17 anos. Quem estiver dentro desse perfil deve se encaminhar à sede da Fundação Confiar, na rua Nataniel Batista, n° 48, bairro Jardim Tropical (atrás do Restaurante Popular), munido de carteira de identidade.