31/08/2015

Casa da Cultura promove Roda de Conversa sobre livro da história de Resende

Evento é voltado para professores

Casa da Cultura promove Roda de Conversa sobre livro da história de Resende

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, por meio do Arquivo Histórico Municipal, promove nesta terça-feira, dia 1º de setembro, às 19 horas, no Espaço Z, no Centro, uma roda de conversa sobre a recente publicação: "Resende, passado e presente", que reúne toda a parte documental e a historiografia do município. Foram convidados para o encontro professores de história da rede pública, municipal e estadual, e da rede particular de ensino.

O objetivo, segundo o presidente da Casa da Cultura, Ângelo Tramezzino, é contar um pouco sobre o processo de produção do livro, esclarecer dúvidas dos professores e debater propostas de atividades que podem ser feitas em sala de aula com o material. Participa da conversa a equipe autoral do livro, do Arquivo Histórico Municipal. O evento é aberto ao público.

- Estamos convidando os professores do município e todos os interessados em conhecer a proposta histórica e pedagógica para utilização desse material nas escolas - frisa Ângelo Tramezzino.

Recentemente, a Fundação Casa da Cultura entregou exemplares do livro para professores de história do quarto e quinto ano da rede municipal. As escolas públicas e particulares também receberam um kit para o acervo das suas bibliotecas, contendo de 20 a 40 livros, dependendo do tamanho da instituição. Os livros serão utilizados pelos professores como ferramenta pedagógica.

Além disso, os professores de história interessados em ter acesso ao material, que comprovarem atuação numa unidade de ensino do município, podem procurar o Arquivo Histórico, na Casa da Cultura, no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. Mais informações: 3354-6927.

O lançamento desse livro aconteceu junto com o Ato Cívico em comemoração aos 167 anos da elevação de Resende à categoria de cidade, no dia 13 de julho. O livro é um marco na história do município e reúne toda a parte documental e a historiografia de Resende, com a linguagem trabalhada para ser usado dentro da sala de aula. Foram produzidos cinco mil exemplares.

Palavras chaves: HISTÓRIA