16/12/2013
Casa da Cultura lança livro sobre 100 anos de posse do primeiro prefeito de Resende
Galeria de Prefeitos será inaugurada no Salão Nobre da sede
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
Para comemorar o centenário de posse do primeiro prefeito a governar o Município de Resende, a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda lança nesta quinta-feira, dia 19, o livro "Centenário de Posse do Prefeito Botafogo". No mesmo evento, será inaugurada também no Salão Nobre da Fundação a galeria com a foto de todos os prefeitos que administraram a cidade desde 1913 até os dias atuais. O evento está marcado para as 9 horas.
Engenheiro civil, e na época, membro da Comissão de Saneamento do Estado do Rio de Janeiro, Antônio de Souza Pereira Botafogo foi designado, pelo então governador Oliveira Botelho, a comandar a remodelação da cidade de Resende. Ele assumiu a administração do Município em 8 de maio de 1913, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 1914. Neste período, iniciou-se as primeiras medidas de organização administrativa e urbanística da cidade.
Segundo o presidente da Fundação, Ângelo Tramezzino, no livro "constam fotos e verbetes bibliográficos com informações do período administrativo de cada um dos prefeitos que passaram pelo Executivo Municipal no período de 100 anos". Ele destaca ainda que o material de pesquisa para elaboração e produção do livro comemorativo ao Centenário de Posse do Prefeito Botafogo e a Galeria dos Prefeitos foi obtido junto aos familiares das autoridades e ao Arquivo Histórico Municipal.
Para o prefeito José Rechuan (PP), tanto o lançamento do livro quanto a inauguração da Galeria dos Prefeitos representa a preservação da história político-administrativo do Município. Para Rechuan, esta é uma forma de fazer uma justa homenagem às pessoas que dedicaram parte de sua vida para a questão pública e contribuíram com sua liderança e gestão para fazer a Resende que vivenciamos hoje.
- Resende hoje cresce a passos largos. Vivem aqui hoje muitas pessoas de outros Municípios que vieram para cá trabalhar e construir sua vida. Entendo que as oportunidades da Resende de hoje tem muito a ver com a continuidade do trabalho destes gestores do passado. É uma forma de homenagear essas personalidades. Também são duas obras que tem um valor histórico de grande importância para as gerações futuras - afirmou o prefeito.