24/05/2012

Campanhas de conscientização no trânsito de Resende servirão de exemplo para as capitais do país

DET premia motoristas profissionais, escolas e instituições por ações de educação no trânsito

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A experiência adquirida em Resende na implementação de políticas de educação para o trânsito servirão de exemplo e serão levadas para todas as capitais do país, mais o Distrito Federal. Foi o que garantiu o consultor da ONG GRSP (Global Road Safety Partnership - Parceria Global de Segurança Viária), José Cardita, durante a solenidade de premiação dos profissionais de trânsito, escolas e empresas que contribuíram para a educação no trânsito no Município.

A cerimônia de premiação aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 24, no plenário da Câmara de Vereadores.

- Resende foi o primeiro município no Estado a buscar esta parceria em 2005. Agora a experiência daqui, uma cidade do interior, virou referência para ser expandido para o restante do país - destaca o consultor da ONG.

A solenidade prestou uma homenagem a Armando José da Silva, morto em março deste ano. Ele foi um dos idealizadores, no final dos anos 90, do Departamento Municipal de Trânsito do Município (DEMUTRAN) e mais tarde, um dos seus presidentes.

A cerimônia contou com as presenças do secretário municipal de Governo, José Antônio Carvalho Pinto, o Totonho; do superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Marcelo José de Almeida; do consultor da ONG GRSP, José Cardita; e da coordenadora da Divisão de Educação para o Trânsito, Cláudia Regina de Alvarenga.

Representando o prefeito José Rechuan (PP), Totonho disse que a parceria com a ONG GRSP foi fundamental para um momento crucial do governo que foi a alteração do sentido das ruas e avenidas na região do Centro Histórico e Comercial. Para ele, "as campanhas desenvolvidas pelo DET tiveram um papel fundamental para que a cidade tivesse número zero de acidentes fatais de trânsito dentro do perímetro urbano".

- Ter educação no trânsito é uma questão de cidadania, e o nosso governo tem dado a importância merecida a esta questão - declarou o secretário.

Os premiados na cerimônia foram, na categoria Escola Segura - Banner Ouro: Escola Municipal Clotilde de Souza Ferreira, Escola Municipal Algodão Doce, Escola Municipal Lídia Pires e Escola Municipal Santa Maria. Banner Prata: Escola Municipal Surubi e Escola Municipal Sagrado Coração. Na categoria Parceiros do Trânsito - Banner Ouro: Receberam Virgílio Leocárdio (CCR Nova Dutra), José Camilo Savelli (Michelin), Marco Antônio Saltini (MAN Latin America), Vitór Romualdo Barbosa Silva (COTASIN Sinalizações), Luiz Garcia de Matos (Viação Falcão), Jaques Jonas Silva (PRF), comandante Francisco Jances de Alcântara (Guarda Municipal), Flávia Gonçalves Medeiros (Posto da Polícia Técnico-Científico de Resende), Dalmo Ribeiro Coelho (Sup. Municipal de Ordem Pública) e Pablo Lobianco (23º GBM). Categoria Transporte Escolar - Certificado Ouro: José Eduardo Otaviano, Rogério Alves Pontes, Renato Hélio da Silva e Vera Lúcia R. Thaumaturgo. Categoria Taxista - Certificado Prata: Sebastião Rocha da Matta. Categoria Motoboy - Certificado Prata: Carlos Eduardo Morais.

Palavras chaves: TRÂNSITO