02/04/2009

Campanha educativa para motociclistas acontece nesta sexta, dia 03

Materiais informativos serão distribuídos na entrada da cidade

Campanha educativa para motociclistas acontece nesta sexta, dia 03

A Prefeitura, através da Diretoria de Transporte e Mobilidade e da Divisão de Educação para o Trânsito (DET), realiza nesta sexta-feira, dia 03 de abril, uma campanha educativa direcionada desta vez aos motociclistas. A campanha acontecerá de 14h30m às 16 horas, na Avenida Dorival Marcondes Godoy, em frente ao Batalhão da Guarda Municipal, na entrada da cidade. O objetivo da iniciativa é mostrar aos condutores de motocicletas a importância do respeito às normas de trânsito como forma de reduzir os riscos de acidentes.

Durante a realização da campanha, agentes do DET vão distribuir folhetos informativos e orientar os motociclistas quanto às regras de segurança estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Os motociclistas estarão sendo informados também a respeito das penalidades previstas por este mesmo código para o caso de descumprimento destas normas. A campanha desta sexta-feira contará com o apoio do Sinalinho, um mascote que vem sendo utilizado nas ações educativas de trânsito realizadas este ano pela Prefeitura.

O diretor de Transporte e Mobilidade do Município, Roque Cerqueira, lembra que desde janeiro a Prefeitura vem priorizando as campanhas educativas visando diminuir os riscos de acidentes. Ele lembra que, no período de volta às aulas, em fevereiro, por exemplo, foram realizadas ações neste sentido em frente a colégios localizados em pontos movimentados do Município. E recentemente, a Prefeitura recebeu da Peugeot Citroen a doação de um veículo zero quilômetro para ser utilizado nestas campanhas.

- No caso do trânsito, a prevenção também representa um instrumento de fundamental importância visando preservar a vida das pessoas. Por isso, estamos investindo nas campanhas educativas com o objetivo de garantir a segurança de motoristas e pedestres. Muitos acidentes podem ser evitados se as normas às regras de trânsito forem respeitadas – disse Roque.

O diretor informou ainda que entre as normas de segurança estabelecidas para os motociclistas está a utilização de capacetes com viseira ou óculos de proteção. As penalidades estabelecidas para os motociclistas que não adotarem este procedimento são a perda de pontos na carteira de habilitação e até mesmo o recolhimento do documento. As normas são válidas para condutores não apenas de motocicletas, mas também de motonetas e ciclomotores.
Palavras chaves: TRÂNSITO