Desenvolvimento Rural

Proprietários devem agendar visita dos técnicos na Secretaria de Agricultura

Campanha de Vacinação contra Brucelose já vacinou mais de mil animais

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, divulgou nesta manhã desta segunda-feira, dia 21 de maio, um balanço parcial da campanha anual de vacinação contra a brucelose. Segundo o titular da pasta, engenheiro Miguel Dias, até o momento já foram imunizados aproximadamente 1.100 animais. Devem ser vacinadas todas as fêmeas com idade entre três e oito meses. A expectativa é de que sejam vacinadas, até o final do ano, cerca de 2.500 animais do rebanho resendense.

O trabalho de vacinação ocorre por meio de uma parceria da Prefeitura com o Sindicato Rural do Município, a EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) e o Núcleo de Defesa Sanitária do Ministério da Agricultura, cuja sede em Resende se localiza em Campos Elíseos.

A brucelose é uma doença infecto-contagiosa que pode ser transmitida de animal para animal e do animal para o homem através da ingestão de produtos infectados, como carne, leite e seus derivados. Outra forma de transmissão acontece pelo contato com o animal através da pele. Os sintomas conhecidos da doença são febre, mal-estar, dor de cabeça, fraqueza, calafrios, dor nas articulações e perda de peso.

O veterinário da Secretaria de Agricultura e Pecuária da Prefeitura, João Ricardo Teixeira Neves, coordenador da campanha, ressalta que a brucelose não tem cura. Ao ser detectada a doença, o animal precisa ser sacrificado para que transmissão não se alastre sobre o rebanho. A aplicação das doses é realizada na própria propriedade rural. O agendamento da visita dos técnicos da Secretaria de Agricultura deve ser feito pelo telefone 3360-7502, entre segunda e sexta-feira, das 08 às 17 horas.

A equipe responsável pela vacinação é formada por um veterinário e dois auxiliares. Durante o contato para a marcação da visita dos profissionais, o responsável pelos animais deve informar o nome da propriedade, localização e número de animais a serem imunizados. Cada dose do medicamento, cujo custo cabe aos proprietários, vale R$ 4,00.

A vacinação contra brucelose faz parte do Programa Nacional de Controle da Brucelose e Tuberculose, mantida pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). A propriedade que não imunizar seu rebanho fica proibida pelos órgãos de defesa sanitária animal de comercializar produtos derivados de animais, bem como realizar a venda de animais.

Palavras chaves: AGRICULTURA