21/09/2010

Campanha de prevenção contra dengue será realizada na EXAPICOR

Cidadãos poderão participar de sorteio de prêmios

Campanha de prevenção contra dengue será realizada na EXAPICOR

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Dando continuidade à campanha de prevenção e combate à Dengue Empresa Consciente, lançada neste ano pela Prefeitura, com o apoio de estabelecimentos comerciais da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde estará recolhendo materiais plásticos que acumulam água parada, como tampas, copos descartáveis e garrafas PET, entre outros.

As pessoas que levarem ao Parque de Exposições um ou mais destes materiais vão ganhar cupons para concorrerem ao sorteio de brindes. O sorteio no Parque de Exposições vai ser realizado às 12 horas. Um dos prêmios será uma diária com direito a acompanhante na Pousada da Mata, em Penedo.

- O objetivo dessa campanha é incentivar e conscientizar a população da importância de se manter os terrenos e as casas sem acúmulo de água parada, evitando dessa maneira o ambiente propício à proliferação de focos do mosquito transmissor da dengue - informa a diretora de Educação em Saúde, Cristina Rosadas.

Paralelamente à campanha Empresa Consciente, o trabalho de combate à dengue nos bairros do município vem sendo feito de forma permanente pela Secretaria Municipal de Saúde desde janeiro do ano passado, quando começou a realização de diversos mutirões de limpeza pelos bairros da cidade.

A partir de 2009 foram intensificadas também as visitas domiciliares dos agentes sanitários, a eliminação de focos do mosquito transmissor e a fiscalização às residências flagradas com objetos contendo água parada. A Prefeitura dispõe ainda de leis prevendo a entrada dos agentes nos terrenos encontrados fechados e a aplicação de multas aos proprietários de residências e estabelecimentos com focos da doença.

Ações educativas vêm sendo realizadas junto aos estudantes da rede municipal com o objetivo de despertar os alunos para a importância da prevenção e do combate à doença, fazendo deles agentes multiplicadores entre os familiares e a comunidade na qual vivem (foto).

Palavras chaves: AÇÃO REFORÇADA