Resende

14° Min26º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

29/03/2011

Biblioteca Municipal lança Projeto Xadrez em Resende

Iniciativa amplia atividades da instituição para o cidadão

Biblioteca Municipal lança Projeto Xadrez em Resende

Crédito: Divulgação: Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Jandyr César Sampaio está promovendo todos os sábados, de 15 às 19 horas, o Projeto Xadrez em Resende. Por meio desta iniciativa, são realizadas oficinas de iniciação e competições (foto) entre os praticantes do Município e da Região das Agulhas Negras.

 O objetivo do evento é implantar um Centro de Referência da Prática do Xadrez.

As inscrições podem ser feitas na própria biblioteca, cuja nova sede da Rua do Rosário 741, ao lado da Igreja do Rosário, foi inaugurada em dezembro passado pelo prefeito José Rechuan (DEM) e o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately.

 A idade mínima para participar do projeto é de seis anos. Os jogadores inscritos são divididos nas categoriais Iniciantes, Praticantes e Enxadristas (competidores).

André Whately destaca que a iniciativa vai de encontro à proposta da Casa da Cultura em tornar a biblioteca um espaço multiuso para a comunidade. Além de um local destinado à realização de pesquisas, principalmente por parte dos estudantes, ela passa a ser utilizada também no desenvolvimento de algumas atividades culturais, recreativas e de entretenimento.

 O presidente da Casa da Cultura frisa ainda a importância da localização da nova sede da biblioteca, “que reforça as ações de valorização do Centro Histórico desenvolvidas pela administração do prefeito José Rechuan”. O local dispõe de acesso próprio para cidadãos portadores de deficiência física.  

A aula inaugural do Projeto Xadrez em Resende aconteceu em fevereiro e teve como jogadores participantes os pacientes do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga), um dos serviços médicos especializados oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde à população.

 Em visita à Biblioteca, os pacientes atendidos na unidade se interessaram pela prática na aula ministrada ao grupo.

 Essa atividade resultou na proposta de utilizar o xadrez como um complemento ao tratamento das pessoas cadastradas no CAPS-AD.

 A proposta da biblioteca é incentivar também a participação de crianças e adolescentes atendidos pela Prefeitura, através dos programas de inclusão social da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para Infância e Adolescência de Resende).

Para a formação de uma categoria no jogo do xadrez são necessários seis jogadores. Durante a montagem das turmas, a Biblioteca Municipal oferece diversas atividades, como exibição de vídeos e orientações de um professor sobre o jogo.

   A direção da Biblioteca Municipal planeja realizar torneios com os seguintes tempos: blitz (cinco minutos), rápidos (20 minutos) e pensados (61 minutos). Essas competições terão como objetivo básico a criação de um ranking da cidade. Os jogadores que mais se destacarem até o final do ano participarão de um campeonato municipal.

- Além das oficinas aos sábados, a Biblioteca Municipal, durante o seu horário normal de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, está de portas abertas para receber praticantes e competidores que quiserem fazer uso do espaço – finaliza Marcos.

 

Palavras chaves: CULTURA E LAZER
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados