Assistência Social e Direitos Humanos

Prefeitura revisa cadastro de mais de 600 famílias do programa

Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar cadastro

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está realizando a revisão cadastral de mais de 600 famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico)/Bolsa Família. A atualização do cadastro é uma determinação do Governo Federal e as famílias que não atenderem a convocação, feita via comunicado da SENARC (Secretaria Nacional de Renda de Cidadania), corre o risco de ter seu benefício cancelado.

Segundo a gestora do CadÚnico em Resende, Viviane Pires, 35 famílias já estão recebendo a visita domiciliar de uma entrevistadora da Assistência Social, com o objetivo de regularizar a situação.

- No caso dessas 35 famílias, elas só poderão regularizar o cadastro durante a visita de nossa entrevistadora, pois elas já perderam o prazo para procurar uma das unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Outras 590 famílias precisam passar pelo procedimento de averiguação ou revisão cadastral, o que pode ser feito no CRAS mais próximo de sua residência - explicou Viviane, salientando que as famílias que receberam o comunicado do Governo Federal devem procurar imediatamente a unidade para evitar a suspensão de seu benefício.

A revisão cadastral é um procedimento que tem como objetivo garantir a atualização dos dados declarados ao Cadastro Único para famílias que estão com dados desatualizados há mais de 24 meses. O objetivo é verificar a situação de vulnerabilidade dessas famílias para apurar se elas ainda se encaixam dentro dos critérios do programa.

A averiguação é outro procedimento e consiste na verificação das informações das famílias cadastradas no Bolsa Família e em outros programas, por meio do cruzamento da Base nacional das informações contidas nos registros administrativos a fim de identificar possíveis inconsistências nas informações prestadas.

- São dois processos distintos, que, no entanto, visam a atingir os mesmos objetivos: garantir a veracidade e a atualidade dos dados declarados ao Cadastro Único por meio da atualização. Todas as famílias estão recebendo o comunicado da SENARC e ainda mensagens nos extratos de pagamento de benefício - detalhou Viviane, revelando que em maio de 2015 foram cancelados diversos benefícios de famílias com indícios de subdeclaração de renda e que são reincidentes por três vezes em averiguações cadastrais anteriores.

Os CRAS do município, localizados nos bairros Toyota, Lavapés, Itapuca, Paraíso e Jardim Esperança, funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. O prazo varia de acordo com a situação da família, mas a gestora pede que não deixem para a última hora, a fim de evitar maiores transtornos.

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL