19/09/2011

Basquete: Servidor da Prefeitura fará parte de comissão técnica da seleção brasileira

Professor de Educação Física integra quadro de funcionários da FUNRESP

Crédito: Divulgação

Na sexta-feira passada, dia 15, a Seleção Brasileira de Basquete Feminino embarcou para a Colômbia, onde disputará o Pré-Olímpico, torneio classificatório voltado à Olimpíada de Londres, no próximo ano (2012). E a comissão técnica da equipe conta com um professor de Educação Física da Prefeitura de Resende: Rafael Fachina, 40 anos, funcionário concursado do Município, que solicitou uma licença não renumerada para assumir a função de fisiologista do time, a convite da Confederação Brasileira de Basketball. Formado em Educação Física há 16 anos, dos quais os últimos 12 anos foram dedicados à Prefeitura no exercício desta atividade profissional, Rafael acompanhou este mês, do banco reservas da Seleção, na Argentina, a classificação da seleção masculina para a próxima Olimpíada, após 12 anos de espera. Na foto, Rafael (no computador) analisa dados da seleção masculina de basquete. - Traçamos uma meta, que era garantir nossa presença nos próximos Jogos Olímpicos. Todo o grupo estava focado nisso e, com muita dedicação e trabalho, conseguimos alcançar este objetivo – disse o servidor. Nascido em Brasília, Fachina mora em Resende desde os seis anos de idade com a família – o pai era militar e fora transferido na época para a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras). Graduado pela Escola Superior de Cruzeiro (SP), entre 2008 e 2009, Rafael já havia sido convidado para fazer a avaliação física da Seleção Masculina Adulta. Com a criação, no ano passado, do Departamento de Ciência e Performance, objetivando investir na atualização e aprimoramento de seus profissionais, Rafael acabou sendo convidado pelo vice presidente da Confederação Brasileira de Basketball, Reginaldo Senna, para compor a equipe como fisiologista. Confiante, Fachina espera que a seleção feminina alcance no torneio pré-olímpico o mesmo sucesso obtido pelo time masculino na Argentina. O início do pré-olímpico feminino estava previsto para domingo, dia 18 de setembro. - As nossas condições de alcançar a classificação são muito boas. Vamos enfrentar adversários fortes, entre eles Cuba, Canadá e Argentina. Mas, mesmo sendo disponibilizada apenas uma vaga para a Olimpíada, as chances existem e são reais - frisou. Para o prefeito José Rechuan (DEM), “a trajetória do professor Rafael Fachina reforça a presença do esporte de Resende no cenário internacional”. Lembrando que recentemente o Município representou uma das modalidades dos Jogos Mundiais Militares, Rechuan disse que “a escolha de Rafael pela Confederação Brasileira de Basketball fará com que a cidade seja ainda mais conhecida em outros países”. - Não há dúvidas de que o professor Rafael Fachina levará todos os seus conhecimentos profissionais para a seleção brasileira de basquete. Penso que não apenas o esporte de Resende ganha com a participação dele no pré-olímpico de Londres. O funcionalismo municipal deve também se sentir valorizado com esta ascensão de um servidor dos quadros da Prefeitura para esta importante competição internacional – disse Rechuan.
Palavras chaves: CENÁRIO INTERNACIONAL