05/04/2011
Balanço aponta seis mil atendimentos em postos que abrem nos fins de semana
Unidades começaram a funcionar aos sábados, domingos e feriados em 2010
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
Um total de 6.159 atendimentos foi realizado em 2010 nos sete postos de saúde que passaram a funcionar aos sábados, domingos e feriados. Implantada pela atual administração do Município, a abertura destas unidades nos fins de semana teve como objetivo agilizar a realização de pequenos procedimentos para os pacientes que muitas das vezes precisavam se deslocar das comunidades onde residem até o Hospital de Emergência em busca dos atendimentos.
Inicialmente, as primeiras unidades beneficiadas pela medida foram os módulos da Itapuca, de Engenheiro Passos, da Vila Vicentina/Santo Amaro, do Jardim Alegria/Jardim Beira-Rio (foto) e do Paraíso.
A partir de outubro do ano passado, os postos do Novo Surubi e da Fazenda da Barra III também começaram a funcionar nos fins de semana e feriados.
Nestes dias, as sete unidades funcionam de 8 às 12 horas, oferecendo os seguintes serviços: aferição da pressão arterial, verificação da glicemia (glicose), administração de medicamentos, retirada de pontos e nebulização.
No caso dos remédios, eles somente são aplicados mediante a apresentação da receita médica. Normalmente, a equipe responsável pelo atendimento em cada módulo aos sábados, domingos e feriados é formada por uma recepcionista ou um agente comunitário de saúde, um técnico e um auxiliar de enfermagem.
- A decisão de abrir algumas unidades do Programa Saúde da Família nestes dias foi adotada a partir de uma constatação de que uma parcela significativa das pessoas que procuravam os postos estava em busca destes procedimentos. É bom esclarecer que aos sábados, domingos e feriados não há atendimento com o médico, o que acontece nos dias úteis. Mas com os serviços oferecidos nos dias em que normalmente os postos estariam fechados, a Prefeitura acredita ter colocado em prática um serviço de grande importância para a população – disse a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Bueno, acrescentando que a proposta do Município “é ampliar gradativamente o número de postos em funcionamento nos fins de semana”.
De acordo com o balanço divulgado hoje pela Secretaria de Saúde, o número de atendimentos realizados em cada uma das sete unidades aos sábados, domingos e feriados durante o ano de 2010 foram os seguintes: módulo de Engenheiro Passos (885 atendimentos), Itapuca (1.324), Paraíso (1.589), Jardim Beira-Rio/ Jardim Alegria (895), Vila Vicentina/Santo Amaro (865), Novo Surubi (345) e Fazenda da Barra III (256).
Ana Paula Bueno lembra ainda que, no dia 19 de março (sábado), o posto de saúde do Manejo funcionou para a realização de exames preventivos do colo uterino.
Entre 8 e 16h30m, cerca de 70 pacientes compareceram à unidade para a realização deste procedimento. No sábado da próxima semana, dia 16 de abril, será a vez da Unidade de Saúde da Cidade Alegria oferecer este atendimento às mulheres residentes na região da Grande Alegria.
Além do exame de prevenção contra o câncer de colo do útero, as pacientes que se dirigirem ao posto entre 8 e 16h30m participarão de ações educativas na área da saúde pública. O atendimento na Cidade Alegria será prestado na Rua das Azaléias 339. Já em maio, todos os módulos do Programa Saúde da Família funcionarão nos quatro sábados do mês com o objetivo de realizar ações para a saúde da mulher.