04/02/2013

Aula inaugural marca a abertura oficial do ano letivo no município

Aproximadamente mil profissionais da educação participam do encontro

Aula inaugural marca a abertura oficial do ano letivo no município

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Na solenidade de abertura oficial do ano letivo de Resende, o prefeito José Rechuan reafirmou o compromisso de seu governo de continuidade das políticas de fortalecimento da Educação do Município. A solenidade aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 1º, no Cine Acadêmico da AMAN. No evento, o prefeito voltou a agradecer e parabenizar os profissionais pelo resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). No ano passado, Resende deu um salto de 30 posições no ranking estadual do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental, e de 33 colocações nos anos finais.

Rechuan também anunciou, durante a aula inaugural que marcou o início do ano letivo no município, que o novo Plano de Cargos e Salários da categoria está em fase de elaboração no Executivo e em breve será levado para votação na Câmara de Vereadores.

O Prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama, Ana Paula Rechuan, reiterou que "o momento positivo do município, com a chegada de empresas e a consequente geração de empregos, não terá base sólida se não houver uma educação forte".

- Não se desenvolve uma cidade pela indústria, e sim pela Educação. E o fortalecimento da nossa educação passa pelas mãos de vocês, profissionais da rede, que tem o papel de educar os nossos jovens para que disputem as vagas de emprego nessas indústrias - enfatizou.

A aula inaugural de abertura do ano letivo contou também com a palestra ministrada pela secretária de Educação, Rosaly Azevedo, que apresentou o tema "As Relações Interpessoais como Ferramenta de Mudança no Papel do Educador".

Para Rosaly, o ano de 2013 se apresenta com novos desafios. Além da municipalização do CIEP 489 no bairro Cidade Alegria, a secretaria passou a ter uma gestão compartilhada com o estado nos CIEPs 342, que fica no bairro São Caetano, e na Escola Estadual Roberto da Silveira, no bairro Paraíso. A secretária ainda anunciou para março a entrega da creche do Bairro Morada do Contorno.

- A reestruturação da Educação, como as obras de melhoria das unidades e a qualificação dos profissionais, elevaram a qualidade do ensino no município a índices bastante positivos. Isto nos cria a responsabilidade de não só manter como melhorar cada vez mais a nossa rede - declarou Rosaly, lembrando que as aulas da rede municipal de ensino começam nesta quinta-feira, dia 7.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO