Resende

21° Min26º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

23/09/2010

Ato na Praça do Centenário lembra elevação de freguesia para Vila de Resende

Cerimônia acontece nesta sexta-feira, dia 24, às 9 horas

Ato na Praça do Centenário lembra elevação de freguesia para Vila de Resende

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

         Na próxima quarta-feira, dia 29, vão ser completados 209 anos do ato que elevou a então Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova para Vila de Resende. A data será lembrada com um ato cívico programado pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda para às 9 horas desta sexta-feira, 24 de setembro, na Praça do Centenário, Centro Histórico de Resende. A programação prevê a leitura do documento que marcou oficialmente a elevação, a interpretação do Hino de Resende por alunos de escolas públicas e a apresentação especial da Escola Municipal de Música Maestro Aniceto, que foi reaberta este ano pela Prefeitura.

        - A realização deste ato também coincide com conquistas importantes que estamos promovendo para o Centro Histórico de Resende. As obras de revitalização da Praça Oliveira Botelho, por exemplo, se encontram em ritmo acelerado, assim como estão praticamente concluídas as conversações voltadas à compra do Cinema Vitória pelo Município. Devemos lembrar também que, no começo deste mês, a Praça Oliveira Botelho recebeu milhares de pessoas para o X Festival de Teatro de Resende. Com a realização do ato nesta sexta-feira, mostramos novamente a nossa determinação em valorizar cada vez mais a memória histórica de Resende – disse o prefeito José Rechuan (DEM).

        O diretor do Arquivo Histórico da Prefeitura, Claudionor Rosa (foto), adianta que no ato de elevação da antiga freguesia para vila o então vice-rei e capitão general de Mar e Terra do Brasil, Dom José de Castro, o Conde de Resende, foi representado pelo doutor e corregedor da Comarca José Alberto Fragoso. Na mesma solenidade, ergueu-se o pelourinho, coluna de pedra destinada na época colonial ao castigo para escravos rebeldes. O marco existe até hoje no logradouro como lembrança da época dos primeiros anos da vila recém criada, cujo nome representou uma homenagem ao Conde de Resende.

        Quanto ao Hino do Município, Claudionor destaca o trabalho conjunto da Prefeitura, via Casa da Cultura, com o Grêmio Literário de Resende visando reforçar cada vez mais a importância da obra musical enquanto um dos símbolos da história da cidade. Composto em 1901, durante as comemorações pelo primeiro centenário de Resende, daí o nome da praça onde vai acontecer o ato desta sexta-feira, o hino tem como autores Luiz Pistarini (letra) e maestro Lucas Ferras (música).

 Na década de 1940, o hino foi gravado em 78 rotações na Gravadora Continental, no Rio de Janeiro, pelo cantor Jorge Goulart, com acompanhamento da Orquestra Tabajaras. Recentemente, graças a um trabalho da Casa da Cultura, a música foi regravada em CD.

 

Palavras chaves: MEMÓRIA HISTÓRICA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados