18/02/2016

Atividades gratuitas oferecidas no contraturno retornam das férias

Reforço escolar, natação e maculelê estão entre as atividades que beneficiam alunos da rede pública

Atividades gratuitas oferecidas no contraturno retornam das férias

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, abriu nesta quarta-feira, dia 17, a programação 2016 do Programa do AABB Comunidade, que oferece atividades gratuitas no contraturno das aulas para crianças e adolescentes. O evento aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil, no bairro Itapuca, e contou com a presença de alunos, pais e profissionais do Programa.

Este ano a iniciativa vai atender 110 estudantes de seis a 16 anos, de escolas das redes municipais e estaduais. Eles contam com complemento educacional (reforço), desenho artístico, jogos teatrais, atletismo, natação, educação física, ciência experimental, artesanato, empreendedorismo e atividades afroculturais (capoeira, maculelê, etc).

As aulas acontecem das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. O AABB Comunidade é realizado numa parceria entre a Prefeitura, responsável pela cessão dos professores, alimentação e transporte dos alunos, e o Banco do Brasil que fornece o espaço físico para as atividades, os uniformes e todo material de trabalho.

- Esse Programa tem dado bons resultados. No caso da natação o nível dos alunos tem se destacado em competições dentro do município. Além disso, é uma prática esportiva que ensina também disciplina e determinação, o que acaba contribuindo para incentivar o aprendizado dos alunos em sala de aula – frisou o secretário.

Em Resende, o Programa AABB Comunidade comemorou 10 anos em agosto do ano passado. Para atender as novas demandas, a Prefeitura ampliou o número de atividades. Elas passaram de nove em 2010 para 13 em 2015.

Este ano tem mais novidades. Em parceria com a Ong Montanhas do Itatiaia, o Programa vai oferecer o Projeto Jovem Montanhista. Os alunos terão aulas práticas e teóricas com guias ambientais sobre preservação da natureza, turismo na região e aulas de escalada. A intenção é que eles saiam “guias mirins”, ou seja, com uma base inicial caso queiram futuramente seguir a profissão.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO