15/04/2011
Assistência Social: Município amplia número de famílias atendidas
Secretária representará Resende em encontro nacional
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
A secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona, representará a Prefeitura de Resende, na próxima semana, em Belém (Pará), no XIII CONGEMAS (Encontro Nacional de Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social).
A reunião terá a participação da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, além de secretários estaduais e municipais do setor de todos os estados brasileiros. O XXIII Encontro Nacional do CONGEMAS será realizado no Centro de Convenções Hangar.
O evento acontece de segunda a quarta-feira da próxima semana (dias 18, 19 e 20 de abril). Os cerca de dois mil gestores da área de Assistência Social vão debater o Gestão Descentralizada do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), bem como as atribuições do Município neste processo.
De acordo com a secretária Marly Ceccoline Cortona, “a participação da cidade no encontro é muito importante, pois desde o inicio da administração do prefeito José Rechuan, os serviços prestados por meio do SUAS já vêm sendo descentralizados no município”.
- A população tem que ter garantido os seus direitos, e para isso é preciso que os locais de atendimentos sejam de fácil acesso, segundo uma das diretrizes do Sistema Único de Assistência Social. Atualmente em Resende existem quatro unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em funcionamento na cidade, todas oferecendo ações de inclusão social às famílias cadastradas – comentou Marly, acrescentando que os módulos do CRAS funcionam nos bairros Jardim Esperança, Toyota, Itapuca e Lavapés (foto).
A descentralização dos serviços sociais realizada pela Prefeitura de Resende, principalmente através dos CRAS, resultou no aumento do número de famílias atendidas no Município pelo CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Em janeiro de 2009, eram atendidas 5.430 famílias. Segundo o último levantamento do setor, que foi concluído no mês de fevereiro deste ano (2011), o número chegou a 5.951.
Entre os serviços oferecidos à população por meio deste cadastro estão os seguintes: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia e Água, Isenção de Taxas Federais e BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Já o número de famílias cadastradas atualmente pelo Programa Bolsa Família é 2.306. Em janeiro de 2009 eram 2.813 famílias.
Na avaliação da Secretaria Municipal de Assistência Social, a redução pode ser considerada um resultado positivo, pois mostra que muitas famílias antes atendidas pelo programa passaram a ter condições de sobreviver com condições próprias. Muitas delas foram inseridas em outros programas de inclusão social da Prefeitura.
Palavras chaves: PROGRAMAS SOCIAIS