Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda
30/08/2018
ARTE NA CAPA DE SETEMBRO HOMENAGEIA ANIVERSÁRIO DE RESENDE
Exposição, que vai celebrar os 217 anos da cidade, contará com publicações que destacam a importância da Princesinha do Vale na região
Crédito: Carina Rocha
Em Resende, setembro, mês em que a cidade completa seu aniversário, é reservado para comemorações. Pensando nisso, a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, através do Museu da Imagem e do Som (MIS) preparou uma edição especial do projeto Arte na Capa para celebrar os 217 anos da cidade completados no próximo dia 29 de setembro. A exposição, que ganhou o título de “Resende em Revista”, contará com diversas publicações editadas no município, e também em outras cidades, que destacaram a Princesinha do Vale em suas capas.
A mostra, que será aberta na próxima segunda-feira, 3 de setembro, e poderá ser visitada até o dia 28, vai reunir 17 capas de revistas nas quais são abordados temas que marcaram a história da cidade, grandes conquistas e pontos turísticos do município. Entre as publicações que farão parte da mostra estão exemplares das revistas “A Granja”, “Gerale”, “Revista ACIAR”, e “Veja Rio”, entre outras. Além disso, a exposição também trará sete edições da “Revista Agulhas Negras”, folhetim tradicional editado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), com histórias do município da década de 1960.
De acordo com a presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Denise Assis, esta é mais uma das oportunidades que o “Arte na Capa” oferece ao público para voltar no tempo e resgatar memórias importantes de sua cidade.
- Esta é uma importante homenagem feita pelo MIS no mês em que a cidade comemora seus 217 anos de muitas histórias. E nada mais justo do que dedicar o Arte na Capa de setembro para homenagear as conquistas e os fatos marcantes que aconteceram no município e que, de uma forma ou de outra, influenciaram a vida das pessoas. Esta exposição, pelos dados contidos nas matérias, será uma verdadeira aula de história sobre a cidade – conta Denise.
Arquivo Histórico
Também em setembro, o Corredor Cultural Escravos Augustinho, Amâncio e Estevão, que dá acesso ao Arquivo Histórico Municipal, no andar térreo da Fundação Casa da Cultura, sediará a exposição “217 anos de Resende: Fotografias históricas”, mostra também preparada em comemoração ao aniversário de Resende.
A exposição, que será aberta no dia 11, às 14h, reunirá fotografias e textos que contam curiosidades sobre bairros, monumentos e construções da cidade, que se tornaram ícones do município. A visitação poderá ser feita de 11 a 28 de setembro.
Serviço
Exposição Arte na Capa “Resende em Revista”
Período: De 3 a 28 de setembro
Visitação: De 2ª a 6ª, das 12 às 18h
Local: Museu da Imagem e do som
* Além do horário normal, também é possível agendar visitas de escolas e outros grupos para o período da manhã, das 8h às 12h. Os interessados devem entrar em contato com o MIS pelo telefone 3354.7530
Exposição 217 anos de Resende
Período: De 11 a 28 de setembro – Abertura dia 11, às 14h
Visitação: De 2ª a 6ª, das 12 às 18h
Local: Corredor do Arquivo Histórico Municipal
A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda fica na Rua Luiz da Rocha Miranda, 117, no Centro Histórico
Palavras chaves: Arte Na Capa