27/12/2010

Apoio de parceiros assegura também ações da Educação no meio ambiente, na cultura e no esporte

ACIAR e AEDB estão entre os aliados da Prefeitura na área do ensino

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Além das parcerias com o Conselho Comunitário da Clariant / Novartis e a empresa Magneto, que viabilizaram a doação de brinquedos para crianças matriculadas nas creches da Liberdade e do Toyota, a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, destaca outras ações desenvolvidas com o apoio da iniciativa privada, instituições organizadas e pessoas físicas em benefício dos estudantes da rede de ensino do Município.

Através de uma parceria com a Fundação Volkswagem, a Prefeitura vem realizando o Programa de Correção de Fluxo na Rede Municipal, que consiste no reforço do ensino para alunos com dificuldades de aprendizagem, do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. Supervisionado pelo CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisa de Educação, Cultura e Ação Comunitária), o projeto atende prioritariamente estudantes com dois anos ou mais de repetência.

Com a concessionária CCR Nova Dutra, a Prefeitura levou ações de educação no trânsito para cerca de dois mil estudantes de 29 escolas municipais, por meio do Programa Estrada para a Cidadania.  Por sua vez, o apoio da Unimed Resende à Secretaria de Educação garantiu a manutenção do laboratório de informática da Escola Municipal Sagrado Coração (Lavapés). A empresa auxilia ainda o funcionamento da creche da Casa da Amizade com uma psicóloga e uma professora de música. O atendimento desta creche é feito pela Prefeitura em parceria com a Casa da Amizade.

Na Escola Visconde de Mauá (Visconde de Mauá), acontecem uma vez por mês oficinas sócio ambientais coordenadas pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). A parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Banco do Brasil beneficia cerca de 100 crianças e adolescentes da rede pública de ensino com atividades sócio-cultural e pedagógica. Desenvolvidas na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), as atividades do projeto fazem parte do Programa Integração AABB Comunidade.

Já o projeto Superação, que consistiu em ações visando conscientizar os alunos da Escola Municipal Dona Mariúcha (Santo Amaro) sobre a importância da preservação ambiental, foi realizado através de uma parceria com a Associação das Voluntárias de Resende. A iniciativa atendeu em 2010 cerca de 600 estudantes da unidade.

Graças ao apoio da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), que por diversas vezes cedeu seu auditório e outras dependências da instituição, a Secretaria de Educação promoveu este ano várias reuniões, palestras e seminários. A ACIAR (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende) também tem sido outra parceira importante da Secretaria Municipal de Educação. Alguns encontros da Prefeitura na área do ensino público foram realizados no auditório da entidade (foto), em Campos Elíseos.

Na Zona Rural, a Fazenda Campo Alegre contribui para a manutenção da Escola Municipal Fênix (Pedra Selada). Outra escola rural, a Francisco Tavares Resende, que se localiza na comunidade de Sertãozinho, recebeu recentemente brinquedos e material didático doados pelo Colégio Santa Ângela (Centro).

Entre as pessoas físicas que contribuíram para o funcionamento de unidades de ensino em 2010 está José Ferreira Cunha, que realizou a pintura externa da Escola Municipal de Educação Especial Rompendo o Silêncio e doou duas bicicletas destinadas à realização de uma rifa com o objetivo de arrecadar recursos para a unidade.

Já a artista plástica Maria Russen desenvolve oficinas de arte em argila com alunos da Escola Municipal Hetelvina Carneiro (Vargem Grande). E o empresário Luis Ribenboim ajudou na reconstrução da escola Abraão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria), doando ainda um laboratório de informática e uma biblioteca. Ele construiu também uma quadra coberta para a unidade.

Palavras chaves: TRABALHO EM CONJUNTO