27/11/2013

Nesta quinta, acontece a formatura de 113 estudantes do 5º ano

Alunos recebem certificados de curso de prevenção às drogas

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria de Educação de Resende, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, através da Polícia Militar, realiza nesta quinta-feira, dia 28, a formatura de 113 alunos do quinto ano da Escola Roberto Silveira (Paraíso) e do CIEP 342 - Geraldo da Cunha Rodrigues (São Caetano), no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Na primeira unidade a cerimônia está marcada para as 9 horas, e na segunda, às 14h30.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, a iniciativa é desenvolvida por meio de um convênio entre o município e o órgão estadual, com o objetivo de estimular as crianças a pensar nas consequências das escolhas, reforçar a autoestima, ensinar maneiras de lidar com as pressões do grupo e a identificar alternativas positivas.

- O programa acontece durante todo o ano letivo e se tornou uma importante ferramenta de prevenção às drogas na rede municipal. Atualmente contamos com seis instrutores da Polícia Militar, o que nos permitiu ampliar o número de alunos atendidos nesta ação - frisa o secretário.

No município o curso contempla alunos da pré-escola, primeiro e segundo anos do ensino fundamental, com carga horária de dois meses. Já para as turmas do quinto ano a carga horária é de quatro meses. Nestes períodos os alunos trabalham o tema "Para Resistir às Drogas e a Violência".

As aulas são ministradas por instrutores da Polícia Militar que contam com o auxílio de material didático específico. Também são realizadas atividades como teatro, brincadeiras e exibição de vídeos.

No período de 2009 a 2012 o programa atendeu 4.592 estudantes de 22 escolas do município. Este ano foram 2.009 alunos, de 19 unidades de ensino, contemplados com o curso.

A próxima cerimônia de formatura do PROERD está marcada para segunda-feira, dia 2, às 10 horas, na Escola Municipal Bairro Cabral. Na ocasião, serão certificados 205 alunos do primeiro, segundo e quinto anos.

Já no dia 5 de dezembro, às 10 horas, será realizada a formatura de 52 estudantes do quinto ano da Escola Municipal Augusto de Carvalho, que fica no distrito de Engenheiro Passos.

Palavras chaves: PREVENÇÃO ÀS DROGAS