10/11/2010

Alunos do Colégio Dona Mariúcha participam de projeto ambiental

Iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Associação das Voluntárias

Alunos do Colégio Dona Mariúcha participam de projeto ambiental

Entre agosto e o começo deste mês de novembro, os cerca de 600 alunos do Colégio Municipal Dona Mariúcha (Santo Amaro) tiveram um aprendizado diferente: eles participaram do Projeto Superação, que foi desenvolvido na unidade por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Associação das Voluntárias de Resende.

Através do projeto, os alunos receberam orientações sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Na opinião da titular da Secretaria de Educação do Município, professora Soraia Balieiro, “é possível dizer que este projeto fez uma diferença muito grande, pois contribuiu de forma direta para a formação de cidadãos mais conscientes, tendo refletivo em toda a comunidade escolar”.

Já a presidente da Associação das Voluntárias de Resende, Marta Arbex, destacou a importância do trabalho em equipe verificado durante a realização do projeto na escola. Ele frisou ainda “o envolvimento de educadores, comunidade e alunos na luta pelo respeito às riquezas ambientais”. A diretora do Colégio Dona Mariúcha, Maria Alzira Benfica da Costa, por sua vez, disse que o projeto “ajudou a preparar os estudantes para a vida em sociedade”.

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos durante a realização do Projeto Superação esteve a gincana que contou com a participação dos cerca de 600 estudantes matriculados na unidade. Divididos em três equipes, eles executaram diversas atividades ambientais, como o Recreio Limpo, que premiou os grupos que conseguiram manter o pátio da escola livre de lixo. A participação em sessões de cinema e brincadeiras no Resende Shopping Center foi uma das premiações oferecidas aos alunos.

PASSEIO NA SERRINHA DO ALAMBARI - A secretária municipal de Educação, Soraia Balieiro, reafirmou que a preservação do meio ambiente continuará sendo uma prioridade no aprendizado oferecido aos estudantes da rede municipal de ensino. Neste domingo, por exemplo, 20 alunos do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria) participarão de um passeio à Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari, região detentora de uma rica diversidade da fauna brasileira.

A atividade faz parte do Projeto Turismo nas Escolas, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo e Comércio com a Secretaria Municipal de Educação. Professores de Biologia, Geografia e Meio Ambiente acompanharão os estudantes, assim como o ouvidor geral da Prefeitura, Antônio Leão, que é membro do Conselho Municipal de Turismo.

Palavras chaves: CONSCIENTIZAÇÃO