26/04/2018
ALUNOS DESENHAM A CIDADE QUE QUEREM PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS
Sugestões, que foram entregues nesta quinta-feira ao prefeito Diogo Balieiro Diniz, vão nortear o Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA)
Crédito: Carina Rocha
Trinta alunos da Rede Municipal de Ensino, com idade entre seis e 11 anos, participaram na manhã desta quinta-feira, dia 26, da entrega de desenhos ao prefeito Diogo Balieiro Diniz, com o tema “A cidade que queremos para os próximos 10 anos”. Durante a cerimônia, que foi realizada no gabinete do prefeito e contou com a participação de secretários municipais, professores e assistentes sociais, entre outros profissionais, os alunos também relataram ao Chefe do Executivo seus desejos para o futuro.
A ação, promovida pela Prefeitura e recomendada pelo programa “Prefeito Amigo da Criança”, foi realizada em diversas escolas municipais e todo o material coletado será utilizado na elaboração do Plano Municipal da Infância e da Adolescência (PMIA) – documento que irá nortear as políticas municipais voltadas para este público nos próximos 10 anos. Além da entrega dos desenhos, também foram exibidos dois vídeos feitos com os alunos, onde eles fazem sugestões para a cidade, direcionadas a algumas secretarias municipais.
Entre as sugestões feitas pelos estudantes estão melhorias no sistema de iluminação pública em alguns pontos da cidade e um pedido pela realização de mais cursos profissionalizantes. O prefeito Diogo Balieiro Diniz comentou os pedidos e explicou, com uma linguagem simplificada para que as crianças pudessem entender, como é o funcionamento da Prefeitura.
- Estou muito feliz porque entre as diversas questões apontadas por vocês através deste projeto, muitas já estão programadas para serem colocadas em prática, após a realização de todo o processo burocrático exigido pela Prefeitura. É uma alegria saber que o nosso trabalho está indo ao encontro do que vocês desejam – disse o prefeito.
Ao final do encontro, os profissionais da educação e da assistência social que participaram do projeto agradeceram o empenho das crianças. Já o prefeito Diogo Balieiro destacou que a participação ativa dos pequenos estudantes é uma demonstração de cidadania.
Prefeito Amigo da Criança
Criado em 1996, o Prefeito Amigo da Criança prevê um conjunto de compromissos firmados entre as Prefeituras e a Fundação Abrinq, que vão desde a elaboração de um diagnóstico sobre a situação da infância e adolescência no município até a apuração do orçamento municipal. As metas previstas pelo programa reforçam os itens estabelecidos pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.