Indústria e Comércio

21/05/2015

Alunos de Mauá participarão de mega atividade do “Turismo nas Escolas”

Corrida de Montanha Ultra Trail Agulhas Negras acontece até domingo em Mauá

Alunos de Mauá participarão de mega atividade do “Turismo nas Escolas”

Crédito: Agenor Siqueira

A Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Eventos, com apoio da Corrida de Montanha Endurance Challenge Ultra Trail Agulhas Negras, realiza nesta sexta-feira, dia 22, uma mega atividade do Projeto Turismo nas Escolas. A ação levará 374 alunos do Colégio Estadual Antônio Quirino, do distrito de Visconde de Mauá, para visitação de locais turísticos e históricos de Resende.

- Esta mega visitação dos nossos destinos turísticos e históricos está sendo uma contrapartida do evento Ultra Trail Agulhas Negras para a comunidade e fortalece as ações de valorização do nosso município – comenta o secretário de Turismo e Eventos, Antônio Leão.

Os alunos foram divididos em dois grupos, a primeira equipe partirá as 7 horas, e a segunda, ao meio-dia. Ambos farão excursões para Pedra Selada; Pedra da Boca do Sapo; Centro Histórico de Resende; Represa do Funil e Trilha do Cruzeiro/ Pedra da Gávea; além de Oficina na nova sede do Parque Estadual da Pedra Selada.

O projeto Turismo nas Escolas visa a apresentar a riqueza turística, cultural e ambiental de Resende aos estudantes, buscando conectar as experiências ao ar livre com os conteúdos curriculares da escola. Este trabalho é realizado através de uma parceria com a Secretaria de Educação, e conta com o apoio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e de voluntários do Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN).

De acordo com Leão, esta mega atividade do ‘Turismo nas Escolas’ contará com colaboração dos guardas do Parque Estadual da Pedra Selada e de Monitores de Ecoturismo. “Eles se formaram no curso que a Prefeitura realizou em Visconde de Mauá, em 2014, e que fundaram uma associação denominada Pé na Trilha Monitores de Ecoturismo”, diz o secretário.

ULTRA TRAIL AGULHAS NEGRAS – A Corrida de Montanha Endurance Challenge Ultra Trail Agulhas Negras será realizada até domingo, dia 24, na região de Visconde de Mauá. O evento já é considerado a maior corrida de montanhas realizados no Brasil. A Prefeitura de Resende é parceira do evento.

- A realização desta corrida será um importante marco na continuidade ao trabalho que garantiu a Resende o Prêmio Nacional Prefeito Empreendedor, enfatizando a prática de esportes associada ao turismo, gerando desenvolvimento, trabalho e renda para a nossa população – ressalta o secretário Antônio Leão.

Palavras chaves: TURISMO