09/09/2011

Alunos de escolas municipais realizam manifestações contra corte de árvores

Prefeitura vai ao Ministério Público para que Nova Dutra plante novas árvores em Resende

Alunos de escolas municipais realizam manifestações contra corte de árvores

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Estudantes das escolas municipais José Roberto Sampaio (São Caetano) e Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), acompanhados pela secretária municipal de Educação, Soraia Balieiro, e professores das duas unidades de ensino, realizaram na manhã desta sexta-feira, dia 09, duas manifestações contra o corte de árvores feito pela concessionária CCR Nova Dutra às margens da Via Dutra, em trechos que passam pelo Município. A AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) já solicitou ao Ministério Público Federal que apure os casos ocorridos na cidade e determine que a cada árvore cortada, dez novas árvores sejam plantadas dentro do território de Resende. Segundo a assessoria jurídica da agência, o ofício contendo estes pedidos foi emitido no último dia 18 de julho, quando algumas árvores foram cortadas nas proximidades da divisa de Resende com o município de Porto Real. No documento, a AMAR ainda lamentou não ter sido informada pela Nova Dutra a respeito dos cortes, os quais, segundo a concessionária, estão autorizados pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) e o INEA (Instituto Estado do Ambiente). Outros procedimentos estão sendo analisados pela AMAR visando fazer com que a medida compensatória, ou seja, o plantio de novas árvores, aconteça em Resende, e não em São José do Meriti, conforme divulgou a Nova Dutra. Carregando faixas e cartazes, os alunos das escolas municipais José Roberto Sampaio (foto) e Jardim das Acácias percorreram as ruas dos respectivos bairros, recebendo ao longo da caminhada o apoio de moradores das duas comunidades. Segundo organizadores, as manifestações tiveram a participação de pelo menos 80 estudantes. Em São Caetano, acompanhados pelos profissionais de ensino, os alunos foram até às margens da Via Dutra, próximo à entrada do bairro, onde protestaram perto do tronco de uma figueira cortada pela concessionária. Já na Fazenda da Barra, os estudantes da Escola Jardim das Acácias percorrem diversas ruas, onde destacaram também com palavras de ordem a importância do respeito à natureza. Segundo a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, o debate entre os alunos sobre o tema teve início dentro da própria sala de aula, principalmente nas unidades situadas em bairros próximos à Via Dutra. A partir daí, de acordo com a secretária, outras unidades de ensino começaram a discutir o assunto e organizar atividades de repúdio. Mais nove escolas municipais também decidiram promover manifestações contra o corte de árvores realizado pela Nova Dutra. São elas: Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III); Clotilde de Souza (Fazenda da Barra III); Esther Politi (Fazenda da Barra I); Cabral; Alambari; Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Abraão Hermano Ribenboim, Getúlio Vargas e Algodão Doce, estas três localizadas na Cidade Alegria. Atividades internas, como desenhos, histórias, cartazes e mostras de vídeos foram planejadas pelos estudantes e os professores destas unidades de ensino. Além disso, na quinta-feira da próxima semana, dia 15 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação fará um novo ato para repudiar o corte de árvores e defender a preservação do meio ambiente. Esta manifestação, que vai acontecer no calçadão da Avenida Albino de Almeida, a partir de 9h30m, deverá reunir pelo menos 300 alunos, do sexto ao nono ano do ensino fundamental.
Palavras chaves: MEIO AMBIENTE