04/11/2013

No total, 450 aparelhos foram distribuídos para estudantes do 5º ano

Alunos das Escolas municipais Surubi e da zona rural recebem netbooks

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Encerrando mais uma etapa do projeto de tecnologia educacional, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realiza nesta terça-feira, dia 5, a entrega de 30 netbooks para alunos do quinto ano da Escola Municipal Surubi. O evento, marcado para as 9 horas, contará com a presença do prefeito José Rechuan (PP) e do secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.

Esta é a última unidade de ensino contemplada com os 450 aparelhos distribuídos pela Prefeitura este ano. Na relação estão as Escolas Sagrado Coração (Lavapés), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Bairro Cabral, Dona Mariúcha (Santo Amaro), Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria) e Moacir Coelho da Silveira (Serrinha).

- Em todas as escolas os professores estão recebendo capacitação sobre o funcionamento dos aparelhos e os recursos que podem ser utilizados em sala de aula. A secretaria está avaliando também a receptividade dos alunos em relação aos computadores portáteis e os avanços que as turmas tiveram após a implantação da nova ferramenta - reforça Mário Rodrigues.

Ao todo foram investidos cerca de R$ 370 mil, recursos provenientes do Programa de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) do Governo Federal. As escolas foram escolhidas de acordo com a nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Os netbooks são específicos para uso educacional e estão guardados nas escolas, dentro de um gaveteiro próprio, já adquirido pela Prefeitura. Eles possuem uma alça para transporte, mais resistente, com proteção para queda, têm bordas arredondadas, controle de luminosidade para a tela e vêm com chip de segurança, que garante que o aparelho funcione apenas conectado na rede da escola.

- Nossa expectativa é continuar ampliando o número de estudantes do ensino fundamental contemplados com essa nova ferramenta de ensino - frisa o secretário.

MAIS NETBOOKS - O prefeito José Rechuan entrega também nesta terça-feira, dia 4, 23 netbooks para alunos das Escolas Municipais Francisco de Souza Aguiar (Pedra Selada) e Jacuba, às 11h30, e Campo Alegre, às 14h. Os equipamentos foram disponibilizados pelo Programa Um Computador por Aluno, do governo federal, e serão disponibilizados para alunos de classes multisseriadas.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO