01/06/2016

Alunos das escolas municipais comemoram Dia do Meio Ambiente

Apresentação de música e campanha de coleta de óleo estão na programação

Alunos das escolas municipais comemoram Dia do Meio Ambiente

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A equipe da Secretaria Municipal de Educação, através do CREAR (Centro de Referência de Educação Ambiental de Resende), vai comemorar o Dia do Meio Ambiente nesta sexta-feira, dia 3 de junho, com uma atividade especial no Parque Tobogã (Vila Julieta), das 8 às 11 horas. Nove escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal estarão reunidas no parque – cada uma com uma média de 40 alunos -, onde haverá uma apresentação lítero-musical, que é a dramatização de um texto literário, acompanhada por apresentação musical.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria, Claudia Luisa de Oliveira, além das apresentações, os alunos participarão de uma campanha de recolhimento de óleo de cozinha usado, em parceria com a ONG De Olho no Óleo.

- A campanha irá sortear duas bicicletas entre os alunos que conseguirem levar uma garrafa PET, de dois litros, com óleo de cozinha usado. Ao entregarem o óleo, eles receberão cupons para concorrer no sorteio. Esta é uma forma de valorizar ecologicamente aquele que contribui com a despoluição das águas - explicou Claudia, informando que os alunos irão até o local do evento utilizando os veículos do transporte escolar e receberão lanche.

Cada escola terá dez minutos para realizar a apresentação de uma música cuja temática será o meio ambiente. Para isso, as unidades já vinham realizando ciclos de palestras dentro da temática “Escola Sustentável – Cidadania Ambiental”, cuja proposta e compromisso é formar uma comunidade escolar sustentável, onde as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com os lugares onde vivem.

- Com este projeto queremos realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente local e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio das escolas e a comunidade, e contribuir, assim, para um dia a dia participativo, democrático, animado e saudável, voltado para o conceito de cidadania ambiental - destacou a coordenadora, frisando que a escola sustentável prevê os cuidados com o meio ambiente ao mesmo tempo em que reflete sobre o uso dos recursos naturais para atividades escolares no cotidiano, como uso correto da água, energia, papel, alimentos, descarte dos resíduos, ambiente limpo, ambiente acolhedor e áreas verdes.

Dentro do tema Cidadania Ambiental, as escolas trabalharam com uma proposta de despertar o conceito de ser cidadão, levando o aluno a perceber que suas ações podem contribuir de maneira significativa com o planeta através de atos simples, tendo a noção de que a sua atitude faz a diferença, não só para ele, mas para a sua família, seus amigos, comunidade e para o planeta.

A programação do evento é a seguinte: a partir das 8 horas, execução do Hino Nacional e apresentação da Escola Municipal Rompendo o Silêncio; às 8h15, abertura com a palavra do Secretário Municipal de Educação, Mário Rodrigues, e da coordenadora do CREAR, Cláudia Luisa de Oliveira; seguida das apresentações das Escolas Municipais Surubi e Noel de Carvalho (Nova Liberdade). Às 9 horas, haverá um intervalo para o lanche, seguido das apresentações das escolas Júlio Verne (Vicentina), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Ciep 342 - Geraldo da Cunha Rodrigues (São Caetano), Ciep 489 - Augusto de Carvalho e Colégio Getúlio Vargas, ambos da Cidade Alegria.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO