° Minº Max

15/04/2013

Alunos da rede municipal serão avaliados pelo governo do estado

Provas serão aplicadas para 5° e 9° anos do ensino fundamental em 30 escolas municipais

Alunos da rede municipal serão avaliados pelo governo do estado

Crédito: Andresa Gil - ACOM/PMR

Nesta terça-feira, dia 16, alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental de toda rede de ensino de Resende serão avaliados pelo Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ). O termo de adesão ao programa foi assinado no início do ano, entre o município e a Secretaria de Estado de Educação.

De acordo com a titular da pasta, Rosaly Azevedo, o objetivo principal é avaliar o rendimento dos estudantes, levantando as dificuldades de aprendizagem. A avaliação vai permitir ainda traçar ações para melhorar os índices da educação.

- Além de realizar um diagnóstico das turmas, este exame é um preparatório para a Prova Brasil, cujos dados são usados para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) - destaca a secretária de Educação.

As provas serão aplicadas em 30 escolas municipais, totalizando 1.436 alunos, sendo 980 estudantes do 5º ano e 456 do 9º ano. Elas são elaboradas pelo SAERJ e serão aplicadas por professores da rede municipal. Os estudantes serão avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, nos respectivos horários de aulas, nos turnos da manhã e da tarde.

A correção e o envio dos resultados ficarão sob a responsabilidade do governo do estado, assim como a porcentagem de acertos. As informações permitirão que o município faça uma análise dos índices de aprendizado de cada turma.

Rosaly Azevedo explica que nesta etapa a avaliação é denominada Saerjinho, ou seja, uma prévia da avaliação geral do SAERJ que acontecerá no mês de novembro. O objetivo principal é fazer um diagnóstico do ensino no estado.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO