Indústria e Comércio

01/04/2013

Alunos da rede municipal participam do projeto Turismo nas Escolas

Mais de cem estudantes já foram atendidos neste ano

Alunos da rede municipal participam do projeto Turismo nas Escolas

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Secretaria de Educação, promove na próxima quinta-feira, dia 4 de abril, mais uma visita orientada do Projeto Turismo nas Escolas. Seguindo o cronograma de visitação, cerca de 100 alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Getúlio Vargas, na Cidade Alegria, estarão na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), para conhecer um pouco mais da importância da instituição para o país.

- Estamos dando sequência ao projeto lançado em 2010, e todas as quintas-feiras, em dois horários, levamos alunos da Rede Municipal para conhecer um pouco mais da nossa cidade, e por consequência, os locais de visitação turísticos - comenta uma das responsáveis pelo projeto Turismo nas Escolas, Ana Cecília Guimarães.

O projeto foi retomado no inicio de março, com a visitação na AMAN de 113 alunos, de cinco turmas da Escola Municipal Dona Mariúcha, no Santo Amaro; e agora, o trabalho segue sendo realizado com 243 estudantes, de 13 turmas do Colégio Getúlio Vargas, na Cidade Alegria.

De acordo com o outro responsável pelo projeto, Fabrício Souza, a visitação à AMAN é considerada uma aula de campo, quando os estudantes podem conhecer um pouco mais sobre a História do Brasil, através da trajetória da academia.

- O roteiro, que dura em média duas horas, inclui visitas às instalações estruturais da Academia Militar, como refeitório, biblioteca, além dos setores com exposições dos 200 anos da AMAN - destaca Fabrício.

Para o segundo semestre, a proposta que é ampliar a visitação do Centro Histórico de Resende, cujo projeto também será trabalhado anteriormente em sala de aula com os alunos.

- Nossa ideia é ir seguindo pelos principais pontos turísticos do Município, envolvendo professores e alunos, nesta valorização da história da nossa cidade - diz Ana Cecília Guimarães.

VISITA NA GARGANTA DO REGISTRO - Na semana passada, a secretária de Turismo de Resende, Bárbara Balbinot, esteve na Garganta do Registro, na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. A área envolve os municípios de Resende (RJ) e Itamonte (MG) e o Parque Nacional de Itatiaia. Por isso, a visita contou também com representantes da Prefeitura de Itamonte e do Parque de Itatiaia.

Segundo Bárbara Balbinot, o objetivo é revitalizar o local, com a recuperação do asfalto e a instalação de um portal, com um ponto de informações turísticas.

Palavras chaves: TURISMO