19/09/2014

Alunos da rede municipal participam de projeto de horta escolar

Crianças acompanham plantio de hortaliças e legumes

Alunos da rede municipal participam de projeto de horta escolar

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Acompanhar o plantio de hortaliças e legumes, aprendendo sobre questões ambientais e alimentação saudável. Essa é a rotina de alunos de Resende que participam do Projeto Sementes, que visa ao cultivo de hortas escolares. A atividade é utilizada como metodologia pedagógica nas ações de educação ambiental e também como trabalho na disciplina de Ciências.

Participam do projeto oito escolas e creches da zona urbana, cinco unidades da zona rural e o polo do Programa AABB Comunidade, no bairro Itapuca. Cerca de dois mil alunos estão envolvidos no projeto, que acontece nas unidades duas vezes por semana, no próprio turno das aulas.

Durante as visitas nas hortas, os estudantes podem conferir o ciclo de produção, o plantio das mudas e a colheita. Entre os produtos cultivados estão vários tipos de alface, jiló, tomate, salsinha, beterraba, mostarda, manjericão, acelga, chicória, temperos, ervas medicinais, entre outros. O trabalho conta com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.

- O projeto auxilia no desenvolvimento de várias disciplinas escolares. Cultivar plantas no ambiente escolar tem demonstrado grande valor social, pedagógico e nutricional - frisa a coordenadora do Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende, Cláudia Luísa de Oliveira, lembrando que parte dos produtos é distribuída para famílias de alunos.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO