20/12/2013

Alunos da rede municipal ganham sete novos ônibus e micro-ônibus para 2014

Veículos vão atender estudantes da zona rural

Alunos da rede municipal ganham sete novos ônibus e micro-ônibus para 2014

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Os alunos da rede municipal de ensino ganharão um reforço no transporte escolar em 2014. Conforme um balanço feito pela Secretaria de Educação de Resende, este ano o município recebeu sete novos ônibus e micro-ônibus que serão destinados para atender estudantes da zona rural. Os veículos, que foram adquiridos com recursos dos Governos Federal e Estadual, totalizam mais de R$ 1 milhão de investimentos.

- Os novos equipamentos contribuirão para melhorar as condições de aprendizado dos alunos, proporcionando mais conforto, renovando a frota e dinamizando o transporte escolar dos estudantes da zona rural - ressalta o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.

Um ônibus e um micro-ônibus foram entregues pelo Governo do Estado à Prefeitura, na última terça-feira, dia 17. Os coletivos, construídos para andar em estradas acidentadas (como estradas ainda não asfaltadas), são provenientes de emendas parlamentares do deputado estadual Pedro Fernandes (Solidariedade), e representam investimentos na ordem de R$ 360 mil.

Já os recursos para a aquisição de outros quatro veículos, dois ônibus e dois micros ônibus, são oriundos do PAR (Plano de Ações Articuladas), Programa do Governo Federal que visa à melhoria da qualidade da educação em todo país.

Também com recursos federais foi adquirido um micro-ônibus adaptado para o transporte de estudantes com deficiência física, equipado com áreas reservadas para cadeiras de rodas. A emenda foi inserida no Orçamento da União pela deputada federal Liliam Sá (PROS). Juntos os cinco veículos representam investimentos de mais de R$ 1 milhão.

De acordo com o secretário de Educação, diariamente cerca de 1.200 alunos da zona rural são transportados entre as suas residências e as unidades de ensino. A expectativa da Secretaria de Educação é que os novos veículos sejam inseridos nas linhas no início do próximo ano letivo.

- Os ônibus significam mobilidade para centenas de alunos que moram em regiões distantes do município e que dependem do deslocamento. Os estudantes de inclusão também serão contemplados já que um dos veículos será destinado ao transporte deste segmento - finaliza o secretário.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO