° Minº Max

Neste ano, mais de 700 crianças e adolescentes foram atendidos pelo programa

Alunos da Escola Roberto Silveira são avaliados pelo Programa Saúde na Escola

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Mais de 700 crianças e adolescentes já foram avaliados neste ano pelo Programa Saúde na Escola, que, a partir desta terça-feira, dia 30, está na Escola Estadual Governador Roberto Silveira, no Paraíso, atendendo cerca de 220 estudantes.

A iniciativa reúne uma equipe multiprofissional e inclui Avaliação Antropométrica, que verifica a relação peso e altura dos alunos; Aferição de Pressão Arterial; Avaliação Visual (Programa Melhor Visão); Triagem Auditiva; e Avaliação Odontológica (Cárie Zero).

Segundo a coordenadora do Programa Saúde nas Escolas, Cristina Rosadas, os estudantes recebem também orientações sobre os seguintes assuntos: Alimentação Saudável, Desenvolvimento Sustentável, DST/Aids, Dengue, Drogas, entre outros.

Neste ano, já foram beneficiadas com o projeto as escolas municipais Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Hetelvina Carneiro (Vargem Grande) e Sagrado Coração (Lavapés).

- Constatamos que muitas crianças e adolescentes não tinham acompanhamento médico e apresentavam vários problemas de saúde. O Programa está conseguindo levantar esta realidade e fazer os encaminhamentos necessários. Essa iniciativa tem como meta também contribuir para a melhora do aprendizado - afirma Cristina Rosadas.

Dengue - O assunto da Dengue é tema ainda de palestras, exibição de video e debate nas escolas. Na última semana, a programação da Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Educação em Saúde, distribuiu material informativo, como jogos e cartilhas, nas Escolas Municipais Cabral e Noel de Carvalho.

Palavras chaves: SAÚDE