17/06/2013

Alunos da Escola Municipal Jardim das Acácias passam por avaliações de saúde

Iniciativa prevê avaliação odontológica, de peso e altura, visão e audição

Alunos da Escola Municipal Jardim das Acácias passam por avaliações de saúde

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Nesta semana, a equipe do Programa Saúde na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, avalia as condições de saúde de 534 alunos da Escola Municipal Jardim das Acácias, no bairro Fazenda da Barra II.

A iniciativa reúne vários profissionais, como enfermeiras, dentistas e nutricionistas, e inclui Avaliação Antropométrica, que verifica a relação peso e altura dos alunos; Avaliação Visual (Programa Melhor Visão); Triagem Auditiva; e Avaliação Odontológica (Cárie Zero).

Segundo a coordenadora do Programa, Cristina Rosadas, os estudantes recebem também orientações sobre os seguintes assuntos: Alimentação Saudável, DST/Aids, Dengue, Drogas, Sexualidade, Gravidez na adolescência, entre outros.

Na semana passada, a equipe esteve no Colégio Estadual José Medeiros de Camargo, no Paraíso. Neste ano, já foram beneficiados com as avaliações quase mil estudantes das escolas municipais Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Hetelvina Carneiro (Vargem Grande) e Sagrado Coração (Lavapés) e da Escola Estadual Governador Roberto Silveira (Paraíso).

- Constatamos que muitas crianças e adolescentes não tinham acompanhamento médico e apresentavam vários problemas de saúde. O Programa está conseguindo levantar esta realidade e fazer os encaminhamentos necessários. Essa iniciativa tem como meta também contribuir para a melhora do aprendizado - afirma Cristina Rosadas.

PALESTRAS - O assunto "Drogas e Sexualidade" é tema ainda de palestras, exibição de video e debate nas escolas. Já receberam as informações os alunos das escolas municipais Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Julio Verne (Vicentina) e Lídia Pires Magalhães (Morada da Felicidade).

Palavras chaves: SAÚDE