27/08/2010

Estudantes fazem parte do projeto Judô Comunitário, da Prefeitura

Alunas do Colégio Getúlio Vargas participam do Campeonato brasileiro de Judô

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Alunas do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), as irmãs gêmeas Danielle e Gabrielle de Almeida Gonçalves (foto), de 14 anos, representarão o Estado do Rio de Janeiro, neste fim de semana (dias 28 e 29 de agosto), no Campeonato Brasileiro de Judô. A competição acontece na cidade de Anápolis, em Goiás.

Filhas da sub-comandante da Guarda Municipal de Resende, Elisângela de Almeida, as duas atletas fazem parte do projeto Judô Comunitário, que é realizado pela Prefeitura, no bairro Nova Liberdade, por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a FUNRESP (Fundação Resende Esportes).

O Campeonato Brasileiro de Judô será uma seletiva para a formação da equipe que vai representar a seleção brasileira nos torneios sul-americano e pan-americano. As duas estudantes de Resende, que viajaram nesta sexta-feira, dia 27, serão as únicas representantes do interior fluminense na competição nacional. No projeto Judô Comunitário da Nova Liberdade, Danielle e Gabrielle são treinadas pelo professor de Educação Física Derides da Costa Rosa.

- Para Resende, é motivo de muita honra ter duas estudantes da rede de ensino da Prefeitura elevando o nome da cidade numa disputa tão importante para o judô brasileiro. Ao mesmo tempo, a participação das alunas no campeonato nacional mostra o quanto estamos no caminho certo ao investir no esporte como um caminho fundamental para a formação dos nossos jovens enquanto atletas e cidadãos. Penso que cada morador de Resende, especialmente os desportistas, deve se sentir orgulhoso desta grande conquista para o nosso município – afirmou o prefeito José Rechuan (DEM).

As duas estudantes do Colégio Getúlio Vargas, que começaram a praticar o judô com apenas três anos de idade, retornam a Resende na próxima segunda-feira, dia 30, e imediatamente vão iniciar os treinamentos para as Olimpíadas Escolares do Brasil, que acontecem de 9 a 19 de setembro, em Fortaleza (CE).

Elisângela, a mãe das duas atletas, é faixa preta em karatê. Ela não tem dúvidas de que esse fato teve influência direta na escolha das filhas pelo esporte. Outro filho da sub-comandante da Guarda Municipal, Gustavo, irmão caçula de Danielle e Gabrielle, pratica judô desde os dois anos de idade – hoje, ele tem nove anos.

A trajetória das duas irmãs apresenta diversos títulos importantes. Entre os títulos conquistados pela dupla estão os seguintes: campeã estadual, campeã estadual por equipe, vice-campeã brasileira, campeã e vice-campeã carioca, campeã Copa TBG, vice-campeã do XII Torneio Benemérito do Judô, terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Nacional (Individual) e terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Nacional por equipe. Estes dois últimos campeonatos foram disputados em 2008.

Há 12 anos, Gabrielle chegou a ser convocada para a Seleção Brasileira, que disputou o Campeonato Continental-México, mas não chegou a participar da competição por falta de patrocínio.

Palavras chaves: ESPORTE