° Minº Max

19/11/2013

Agenda Esportiva Municipal concorre ao Prêmio Prefeito Empreendedor

Projeto destaca fomento do desenvolvimento econômico através do turismo esportivo

Agenda Esportiva Municipal concorre ao Prêmio Prefeito Empreendedor

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria de Fazenda, inscreveu para a oitava edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) o projeto que ressalta a prática esportiva como gerador de arrecadação para o município e como fomento ao desenvolvimento econômico através do turismo. A proposta destaca a agenda esportiva municipal e a Lei de Incentivo ao Esporte, que contribuem na geração de renda para micro e pequenas empresas.

- É meta da administração fortalecer as micro e pequenas empresas, e através dos eventos esportivos conseguimos movimentar a cidade, com 60% a mais na ocupação diária de hotéis e pousadas, e aumentar vendas do comércio, o que beneficia diretamente essas empresas - comenta o secretário de Fazenda, Renato Viegas.

Conforme destacado no projeto, o planejamento do calendário de eventos esportivos é uma ferramenta positiva para aumentar a permanência do fluxo de pessoas na cidade, que por consequência aumenta os gastos com alimentação e hospedagem e aquece o comércio local. "A estimativa é que a cada evento, a média de gastos, apenas com hospedagem e alimentação, seja de R$ 700 por pessoa", comenta o secretário.

Apenas neste ano, mais de 50 eventos esportivos foram realizados no Município, como a 5ª etapa do Circuito Brasileiro de Mountainboard, em Visconde de Mauá; a 5ª Etapa do Campeonato Estadual de Downhill do Rio de Janeiro, também em Mauá, e o "Desafio das Serras", que saiu da Serrinha do Alambari em direção a Mauá.

Para o secretário de Fazenda, a variedade de atividades e agenda esportiva durante o ano contribui de forma direta para atração de turistas para o Município. Segundo ele, a efetiva implantação da Lei de Incentivo e a elaboração do calendário anual de eventos e competições esportivas beneficiam o crescimento econômico das pequenas e micro empresas com fornecimento de produtos e serviços para o setor.

Renato Viegas adiantou que, para o próximo ano, a ideia é avançar neste trabalho, com um planejamento estratégico voltado para a elaboração do Plano Municipal do Esporte e para o fortalecimento dos negócios relacionados ao turismo esportivo.

- O orçamento deste ano previu o investimento de R$ 200 mil somente para as competições esportivas de esporte de aventura e ecoturismo, e prevemos que para 2014 este valor dobre, chegando a R$ 400 mil, através da Lei de Incentivo ao Esporte - afirma Viegas.

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO