Resende

19° Min28º Max

Selo prevenção do site

Notícia

23/03/2012

Agência do Meio Ambiente de Resende recebe novos equipamentos do Governo do Estado

Município poderá ganhar ainda mais um veículo

Agência do Meio Ambiente de Resende recebe novos equipamentos do Governo do Estado

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   A AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) recebeu esta semana vários equipamentos novos do Governo do Estado, através do INEA (Instituto Nacional do Ambiente), que vão auxiliar o órgão municipal nas atividades de fiscalização e licenciamento ambiental da cidade.

   Segundo o presidente da AMAR, Paulo José Fontanezzi, os equipamentos foram repassados à Prefeitura com base no recolhimento da TCFA (Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental). A criação da taxa pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) ocorreu através de lei federal 10.165/2000.

   - Essa taxa é recolhida por empreendimentos e empresas cuja construção e funcionamento sejam considerados potencialmente poluidores, e é recolhida ao Governo Federal, por meio do IBAMA. O instituto repassa os percentuais devidos aos estados e estes, por sua vez, fazem a transferência aos municípios que possuem convênio com o INEA para realizar o licenciamento ambiental, - explicou Fontanezzi.

   De acordo ainda com o presidente da AMAR, estes foram os primeiros equipamentos repassados pelo Governo do Estado, mas a expectativa do Município é de que até o final do ano a agência receba um veículo por conta dessa taxa, que será utilizado para as ações de fiscalização. Os equipamentos enviados esta semana são os seguintes: CPU com teclado e mouse; monitor LED câmera fotográfica digital; GPS topográfico; impressora laser; projeto multimídia e notebook.

   - Com certeza, estes equipamentos já representam um grande ganho para a estrutura do setor de fiscalização e licenciamento da AMAR. Mas a possibilidade de recebermos um veículo virá reforçar ainda mais este trabalho, que é feito por três fiscais responsáveis por analisar obras, denúncias de irregularidades e atividades ilegais, como o corte de palmito e caça - explica o presidente.

   Segundo informações da página do INEA na internet, o recolhimento da taxa acontece desde o início da década de 2000, quando foi implementada, e 60 por cento de seu valor já vinham sendo repassados a alguns estados brasileiros, mas somente a partir do primeiro trimestre de 2010 ela passou a ser recolhida também ao Estado do Rio de Janeiro, beneficiando Resende, entre outros municípios fluminenses que possuem o convênio com o INEA.

Palavras chaves: AÇÕES AMBIENTAIS
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados