Assistência Social e Direitos Humanos

26/09/2011

Aeroporto: equipamentos da brigada de combate a incêndios serão entregues pela Prefeitura

Cerimônia acontece nesta terça-feira, às 16 horas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A partir desta terça-feira, dia 27, o Aeroporto Agulhas Negras, que se localiza em Resende, passará a contar com a primeira Brigada de Combate a Incêndio Aeroviário do Interior do Estado do Rio de Janeiro (foto). A unidade terá um caminhão e uma equipe composta por 12 agentes. Durante a cerimônia de lançamento da Brigada, prevista para às 17 horas, o prefeito José Rechuan (DEM) fará a entrega dos kits de uniformes especiais adquiridos pela Prefeitura, que foram produzidos em fibra de cerâmica, além de aparelhos de respiração autônoma, luvas, calçados e capacetes. A cerimônia de entrega está marcada para às 17 horas.

Segundo o secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, a implantação da Brigada atendeu a uma das exigências da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para que o aeroporto volte a operar com vôos regulares. Ele explica que, através dos investimentos na implantação da brigada, “haverá condições de os vôos regulares serem retomados ainda neste ano”.

Nos dias 11 de 12 de outubro, agentes da ANAC estarão em Resende para vistoriar o aeroporto, que também recebeu outras melhorias, como a construção de duas caixas d´água, sendo uma subterrânea com capacidade  para até sete mil litros, e a outra acima do nível do solo, em condições de receber até  três mil litros. Os dois reservatórios contam com acionamento automático e servirão para abastecer o caminhão que compõe a brigada.

Com as exigências da ANAC cumpridas pela Prefeitura, a empresa Trip Linhas Aéreas solicitará à agência uma autorização visando operar uma linha regular no Município, cuja análise e aprovação deverá ocorrer em 30 dias. O trajeto estudado para esta linha é Campo Grande (MS), Dourados (MS), Curitiba (PR), Campinas (SP), Resende e Rio de Janeiro. A implantação de outra linha também está sendo estudada para operar em Resende, ligando Belo Horizonte (MG) a São João Del Rey (MG), passando pelas cidades do Rio de Janeiro, Resende e Guarulhos (SP).

Graças à realização de obras e serviços de melhorias no aeroporto, executados sob a coordenação da Prefeitura, e inaugurados em julho passado pelo prefeito José Rechuan, o Aeroporto Agulhas Negras tornou-se em 2011 a sede da modalidade de paraquedismo dos Jogos Mundiais Militares.

Entre estas melhorias estão a troca do sistema de energia elétrica; a construção de salas de embarque e desembarque com capacidade para 25 pessoas; a implantação do sistema de monitoramento por câmeras de vigilância; a aquisição de rádios de comunicação e de cilindros para combate a incêndios; serviços de pintura na pista de pouso e decolagem; ampliação do abastecimento de sistema de água; construção de um muro em alvenaria com 500 metros de extensão e instalação de mais 1,9 mil metros de cerca, além da colocação de 300 metros de alambrado.

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO