Resende

° Minº Max

Selo prevenção do site

Educação

09/04/2013

Acontece nesta semana mais uma etapa da formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Participam da capacitação 180 profissionais de 24 municípios do sul do estado

Acontece nesta semana mais uma etapa da formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   Dando continuidade ao Curso de Formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a Secretaria de Educação de Resende promove nesta quarta, quinta e sexta-feira (dias 10, 11 e 12), o segundo encontro de professores e orientadores pedagógicos. A capacitação será realizada no auditório da Associação Educacional Dom Bosco, das 7h15 às 17h15.

   Participarão da capacitação 180 profissionais de 24 municípios do Sul do Estado que aderiram ao Pacto junto ao Ministério da Educação (MEC). São professores e orientadores pedagógicos alfabetizadores de turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental e de classes multisseriadas.

   O curso é oferecido pelo MEC e ministrado por profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No polo de Resende, um dos seis municípios escolhidos para sediar os cursos do programa no Estado do Rio de Janeiro, participam as cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Porto Real, Quatis, Itatiaia, Angra dos Reis, Itaguaí, Paraty, Mangaratiba, Seropédica, Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paraíba do Sul, Piraí, Rio Claro, Rio das Flores, Três Rios, Valença e Vassouras.

   - Os temas desta formação são voltados especificamente para a alfabetização. Este ano as atividades têm como foco a linguagem, mas a matemática também entrará nesta programação - afirma a secretária de Educação, Rosaly Azevedo, destacando que o objetivo principal da iniciativa é que os estudantes estejam plenamente alfabetizados até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

   Neste segundo encontro, os orientadores pedagógicos participarão de oito horas de formação por dia. Entre as atividades propostas estão reflexões e discussões sobre o objetivo do curso, leituras de livros, leituras compartilhadas, elaboração de materiais sobre o conceito de alfabetização, entre outros assuntos.

   - De acordo com que os profissionais avançam na qualificação, eles multiplicam as informações para os professores alfabetizadores que atuam nas escolas da área urbana e rural do município, que imediatamente aplicam a metodologia do PNAIC em sala de aula - finaliza a secretária.

 

Palavras chaves: EDUCAÇÃO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados