24/05/2011

Abertura dos postos de saúde aos sábados já atendeu mais de mil mulheres

Programa Sábado Saudável vem acontecendo todo sábado de maio, em 23 postos de saúde

Abertura dos postos de saúde aos sábados já atendeu mais de mil mulheres

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Um total de 1.054 mulheres já foi atendido pela Prefeitura com a realização de exames preventivos de colo do útero durante a abertura dos postos de saúde aos sábados. O balanço inclui a quantidade de atendimentos feitos nas três edições do Programa Sábado Saudável promovidas este ano, nos dias 07, 14 e 21 de maio, e nos dias 19 de março e 16 de abril, quando as unidades médicas do Manejo e da Cidade Alegria funcionaram nestas datas, respectivamente. A quarta edição do Programa Sábado Saudável acontece neste sábado, dia 28 de maio, de 8 às 16 horas. - A decisão de abrir os postos de saúde nos dias 19 de março e 16 de abril, e durante as edições do Programa Sábado Saudável, vem proporcionando uma oportunidade de grande importância no sentido de garantir o acesso a este exame das mulheres que, por um motivo ou outro, não têm condições de procurar as unidades médicas nos dias úteis da semana. A recomendação é de que o exame deve ser feito pelo menos uma vez a cada seis meses, motivo pelo qual acreditamos que através desta medida conseguimos alcançar um número significativo destas pacientes – disse o prefeito José Rechuan (DEM). Só nas três edições já promovidas do Programa Sábado Saudável em maio, a Prefeitura conseguiu realizar 844 exames preventivos de colo do útero, sendo 205 no primeiro sábado de maio (dia 07) e 347 no dia 14. No sábado passado, dia 21, 292 mulheres fizeram o exame. No dia 19 de março, no posto do Manejo, 70 mulheres foram beneficiadas com o serviço, enquanto no posto da Cidade Alegria 140 pacientes realizaram o exame no dia 16 de abril. Para os titulares das três secretarias municipais que desenvolvem o Programa Sábado Saudável, através de uma ação integrada, os números da edição ocorrida no dia 21 de maio “foram mais uma vez positivos”. Daniel Brito (Saúde), Marly Ceccoline Cortona (Assistência Social) e Soraia Balieiro (Educação) divulgaram os números relativos às suas respectivas áreas no sábado passado. Além dos 292 exames preventivos do câncer do colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 106 doses da vacina contra a gripe. Por meio de uma parceria entre esta pasta e a Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura realizou 35 atendimentos neurológicos e 26 exames oftalmológicos para estudantes da rede municipal de ensino.
Palavras chaves: EXAMES PREVENTIVOS